Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Ponte Hercílio Luz será iluminada de roxo em ação pelo Dia Mundial da Prematuridade

Terça, 18 de novembro de 2025


Ponte Hercílio Luz será iluminada de roxo em ação pelo Dia Mundial da Prematuridade

Iniciativa atendeu pedido da deputada Luciane Carminatti (PT) e integra campanha internacional de conscientização sobre parto prematuro

A Ponte Hercílio Luz, cartão-postal de Florianópolis, foi iluminada de roxo na última segunda-feira (17) em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade. A ação partiu de solicitação da deputada estadual Luciane Carminatti, que intermediou pedido da professora Zaira Custódio, coordenadora da Campanha Novembro Roxo no estado e vinculada ao Hospital Universitário da UFSC.


A iluminação integra movimento internacional de conscientização sobre o parto prematuro, realizado em dezenas de países durante novembro. No Brasil, a mobilização ganhou reforço institucional neste ano com a sanção, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da Lei Federal nº 15.198/2025, que institui o Dia Nacional da Prematuridade e estabelece diretrizes nacionais de prevenção e cuidado.


Em Santa Catarina, a Lei Estadual nº 17.926, de autoria de Carminatti, já havia instituído a Semana Estadual de Conscientização sobre a Prematuridade. A norma prevê ações educativas, acolhimento a famílias de bebês prematuros e incentivo à iluminação de prédios públicos na cor roxa.

A campanha Novembro Roxo busca sensibilizar a população sobre a importância do pré-natal de qualidade e da prevenção do parto prematuro, além de promover apoio às famílias que vivenciam essa realidade.

A iluminação de monumentos como a Ponte Hercílio Luz é vista como gesto simbólico que amplifica o alcance da causa. A iniciativa já foi aprovada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade,

A lei federal sancionada em setembro faz parte da política de saúde materno-infantil do governo e reforça o compromisso do país com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com a proteção de mulheres e crianças.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2026 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA