Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

CNI abre quatro escritórios no exterior para fortalecer presença internacional da indústria brasilei

Sexta, 26 de setembro de 2025

CNI abre quatro escritórios no exterior para fortalecer presença internacional da indústria brasileira 

Nova York, Xangai, Munique e Dubai serão as primeiras sedes internacionais da entidade, com foco em ampliar negócios, investimentos e inovação para a indústria nacional 

Crédito da foto

Como estratégia para fortalecer a competitividade da indústria brasileira no cenário global, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) anuncia a abertura de quatro escritórios de representação em regiões estratégicas para a promoção dos interesses da indústria brasileira no exterior. As novas unidades funcionarão em Nova York (EUA), Xangai (China), Munique (Alemanha) e Dubai (Emirados Árabes Unidos). O anúncio será feito pelo presidente da CNI, Ricardo Alban, durante a reunião de diretoria da entidade, nesta terça-feira (30). 

 

O objetivo da iniciativa é ampliar a inserção do Brasil nas cadeias globais de valor, conectando a indústria nacional a oportunidades de negócios, investimentos e inovação. Além disso, os escritórios apoiarão empresas brasileiras no acesso a mercados externos e promoverão investimentos estrangeiros no Brasil. 

 

De acordo com Alban, o movimento é parte essencial da agenda de reindustrialização do país, visando superar o desafio da pauta exportadora brasileira, ainda concentrada em produtos de baixo valor agregado.  

 

“Se queremos uma indústria competitiva e inovadora, precisamos ocupar espaço no mundo, ainda mais diante de um cenário internacional desafiador, marcado por novas barreiras comerciais e pelo aumento de tarifas. Os escritórios vão aproximar nossas empresas de mercados-chave, possibilitar parcerias estratégicas e ampliar a visibilidade internacional do Brasil. Nossa missão é clara: defender os interesses da indústria brasileira, reduzir vulnerabilidades e transformar esses desafios em oportunidades para levar a indústria brasileira ao mundo e trazer o mundo para a nossa indústria”, diz Ricardo Alban, ao destacar que o Brasil é o 24º no ranking de exportadores globais e responde por apenas 1,2% do comércio mundial, segundo dados da Organização Mundial do Comércio (OMC). 

 

Dados da CNI mostram que a China é o principal parceiro comercial do Brasil, destino de 28% das exportações brasileiras em 2024. Embora a pauta seja concentrada em commodities agrícolas e minerais, cresce o espaço para diversificação em bens manufaturados, tecnologias verdes e soluções industriais. Os Estados Unidos aparecem como o segundo maior parceiro do Brasil e são o principal destino dos investimentos greenfield brasileiros no exterior, com crescimento de 52,3% na última década. 

 

A Europa, por sua vez, responde por 16,7% das exportações brasileiras e mantém investimentos consistentes no país há mais de duas décadas, reforçando a importância para a indústria nacional. Já Dubai consolidou-se como o principal hub logístico e comercial do Oriente Médio e Norte da África, atuando como plataforma de reexportação para dezenas de mercados da região. Entre 2023 e 2024, as exportações brasileiras para os Emirados Árabes Unidos cresceram 44% em valor. 

 

“A presença de pontos focais da indústria brasileira nesses mercados estratégicos permite apoiar nossas empresas em cadeias de valor sofisticadas, fomentar parcerias tecnológicas e industriais de alto valor agregado, cultivar relacionamentos institucionais essenciais e posicionar o Brasil como destino atrativo para investimentos”, destaca Ricardo Alban. 

 

Realizada em parceria com a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP), a iniciativa reforça a cooperação institucional para ampliar resultados. O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, explica que a InvestSP já dispõe de infraestrutura física e equipes locais, otimizando custos e garantindo maior agilidade na operação.  

 

“A parceria entre a agência e a CNI reforça a atuação conjunta para promover competitividade e o desenvolvimento industrial, contribuindo para a criação de mais emprego e renda para a população”, destacou ele. 

 

Além desses quatro escritórios, a CNI está em tratativas com a própria InvestSP e outras instituições, como a Apex Brasil, em busca de parceria para criar outras unidades, ampliando ainda mais a presença da indústria brasileira no exterior.  

 

A estratégia prevê funções específicas para cada escritório: 

 

  • Nova York: defesa dos interesses da indústria brasileira nos EUA, fortalecimento da imagem setorial e suporte em agendas institucionais de alto nível. 
  • Xangai: mobilização de investimentos e parcerias em inovação e P&D, além de apoio a delegações brasileiras em feiras, missões e eventos estratégicos. 
  • Munique: coordenação regional na Europa, com foco em financiamento, inovação, sustentabilidade e manufatura avançada. 
  • Dubai: articulação para ampliar a presença brasileira nos mercados do Oriente Médio e da Índia, com foco na atração de investimentos produtivos e na ampliação das oportunidades para a indústria nacional. 

 

Os escritórios internacionais da CNI também vão apoiar as federações estaduais de indústria e os conselhos empresariais bilaterais, que funcionam como espaços de negócios e diálogo de alto nível entre empresas brasileiras e estrangeiras. A iniciativa prevê a realização de rodadas de investimento e a aproximação entre companhias nacionais e internacionais em mercados prioritários, como Emirados Árabes, Índia e China. 

 

Cada escritório terá sua própria agenda de atividades para os próximos 12 meses, atualmente em fase de definição. Entre as ações já previstas está a Semana da Indústria em Nova York, programada para 2026, e um seminário de investimentos na China. 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2026 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA