São Bento - Foi inaugurada na tarde desta quarta-feira, dia 14, o novo modelo de Feira Livre na Praça Getúlio Vargas. As barracas com estrutura metálica e revestimento reforçado fazem parte do projeto de apoio ao pequeno agricultor no município. O programa beneficia toda a comunidade pois aproxima o produtor do consumidor. Dessa forma a população tem acesso aos mais diversos itens comercializados nas feiras e o produtor garante renda extra no orçamento familiar.
Equipadas com lixeiras, cestos, balcão e acessórios como luvas, toucas e sacolas, as modernas barracas também contribuem para embelezar o ambiente onde são instaladas. “Parece dia de festa, todas essas barracas bonitas e coloridas”, resumiu a produtora de queijo Rosane Klos. Ela contou que vende seus produtos na Feira da Praça Getúlio Vargas há cerca de um ano e acredita que com a reestruturação novas pessoas terão oportunidade de conhecer as mercadorias oferecidas no local.
O secretário de Agricultura Edimar Geraldo Salomon reforçou as palavras da feirante. “Nosso objetivo é apoiar e dar condições para que o homem do campo tenha oportunidade de produzir e comercializar seus produtos”, discursou. Durante a solenidade, o prefeito Magno Bollmann também destacou a importancia da alimentação saudável. “Além do agricultor que pode vender seus produtos direto para o consumidor, a população também é beneficiada podendo adquirir produtos de excelente qualidade”, disse.
Magno acrescentou que o projeto das Feiras Livres faz parte das demais ações desenvolvidas e apoiadas pela Prefeitura. “A Feira é uma amostra dos projetos desenvolvidos para incentivar a alimentação saudável. Dentre eles podemos citar o projeto Econsciência que nos mais diversos eixos também produz a horta escolar, outros exemplos são as hortas comunitárias, sendo uma em Serra Alta e outra que será inaugurada no final do mês no Centenário”, explanou frisando ainda a implantação das estufas, agricultura familiar, e projeto do mercado municipal.
No total serão instaladas seis Feiras Livres no município com investimento total de R$ 234.862,00, recursos oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome. Nesta sexta-feira, dia 16, às 9h acontece a inauguração da Feira na antiga Móveis Leopoldo, e no sábado, 17, será a vez da comunidade de Oxford conhecer a nova estrutura da Feira Livre. O ato acontece às 11h, na Praça Leopoldo Rudnick. Os bairros Serra Alta, Centenário e Cruzeiro, em breve também serão contemplados com o projeto.
Cinco anos de feira
A família Ruda é feirante há cerca de cinco anos. Já nos primeiros meses perceberam a importancia de apresentar produtos de boa qualidade para os consumidores. Hoje com a clientela já formada, a família comemora a modernização das barracas. “Muitas pessoas já estão acostumados e toda quarta-feira procuram nossos produtos. As novas barracas vão chamar mais atenção e com certeza teremos aumento no movimento”, comemoram.
Produtos encontrados
Os produtos oferecidos nas Feiras são os mais variados. Desde doces, pães, cucas, tortas doces e salgadas, lanches, artesanato, laticínios, peixes, produtos orgânicos, dentre outros. Os feirantes continuam oferecendo aos clientes os produtos costumeiros das feiras antigas. Com a modernização da estrutura, novos produtos foram acrescentados, como por exemplo a barraquinha do artesanato. Para as feiras dos bairros ainda é possível a participação de feirantes interessados. Para participar, maiores informações no telefone 3635-5298.
Horário de funcionamento
Praça Getúlio Vargas, no Centro: Todas as quartas-feiras, das 14 às 20 horas.
Antiga Móveis Leopoldo, no Centro: Todas as sextas-feiras, das 6 às 12 horas
Praça Leopoldo Rudnick, bairro Oxford: Todos os sábados, das 6 às 12 horas.
Os horários poderão ser estendidos, conforme a procura pelos produtos.