Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

GRUPO BUSCA SOLUÇÃO PARA DESTINAÇÃO CORRETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Sexta, 03 de dezembro de 2010

Muitos fabricantes de produtos como lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias e computadores não estão cumprindo a legislação

São Bento - Integrantes da Câmara do Meio Ambiente da Acisbs (Associação Empresarial de São Bento do Sul) reuniram-se na tarde de quarta-feira, no Centro de Gestão Empresarial, para discutir o destino de lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias e computadores. O que foi constatado é que muitos fabricantes destes produtos não estão cumprindo com a legislação. A lei estadual 11.347, de 17 de janeiro de 2000, relata que após a utilização de pilhas, baterias e lâmpadas, estas devem ser entregues pelos usuários aos estabelecimentos que comercializem ou à empresa fabricante, para que estes adotem os procedimentos de reutilização, reciclagem ou destinação ambiental-mente adequada.

 Clique para ampliar
Membros da Câmara de Meio Ambiente reuniram-se no Centro de Gestão Empresarial (Foto Divulgação)
 

SOLUÇÃO
A Acisbs, com apoio da Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) e das empresas participantes, irá enviar um ofício aos fabricantes, expondo o problema no município, em busca de uma solução por parte dos órgãos responsáveis pela gestão do material.  Outro ponto sugerido pelo grupo é a criação de pontos de coleta dos produtos, visando aumentar a quantidade de material reciclado e diminuir a destinação para o aterro sanitário. São Bento do Sul gera aproximadamente 300 toneladas de lixo por mês - destes, apenas 10% são reciclados. O número fica longe do satisfatório, o que acarreta gastos ao município e a diminuição da vida útil do aterro.

CONSCIENTIZAÇÃO
Além dos pontos de coleta, e do ofício, o grupo irá providenciar outras ações de conscientização. O próximo encontro acontece no dia 15 de dezembro, às 15:30, no Centro de Gestão Empresarial, com a presença do presidente do Fundema (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Joinville), Marcos Rodolfo Schoene, que irá explicar o funcionamento da entidade na maior cidade do Estado. A Câmara de Meio Ambiente da Acisbs foi criada em 17 de novembro, e conta com representantes dos seguintes órgãos e empresas: prefeitura, Defesa Civil, departamento de Meio Ambiente, Celesc, Câmara de Dirigentes Lojistas, Artefama, Buddemeyer, Condor, Consórcio Ambiental Quiriri, Fiação São Bento, Normóveis, Oxford, Sindicato do Comércio Varejista e Tuper.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA