UM ESPETÁCULO PARA LAVAR, ENXAGUAR E SECAR A ALMA, O CORAÇÃO E A CABEÇA
por Pedro Alberto Skiba
Violões, cavaco, piano, flautas, percussão, bandolim, acordeom, bateria, contrabaixo, e muita inspiração dos virtuoses e um maestro que é atração a parte.
São Bento do Sul - Pronto! Disse quase tudo, mas ainda falta muito. A cidade viveu um dos maiores espetáculos musicais exibidos na Praça dos Imigrantes e com o testemunho de milhares de espectadores e com as bençãos de Nossa Senhora e do Padre Toller.
Uma noite agradável onde até a chuva deu trégua e não ousou atrapalhar, tudo estava perfeito para a surpresa que transformou nossa praça numa ordeira, disciplinada e ansiosa plateia. Os primeiros acordes e a participação das convidadas Juliana D Passos e Camélia Martins, que com suas vozes fizeram tremer as torres da Igreja Matriz. Descrever o maestro Zago, seu comando e repertório uma tarefa mais difícil e que reservo aos críticos especializados. Para mim fantástico, carismático, simpático e dono de dons muito preciosos.
"Reverenciada nos quatro cantos do mundo, a música brasileira nasceu tardiamente. Gestada por seus pais Europa e África, em pouco tempo ganhou contornos tão próprios que nos fez pensar que o cavaquinho e o violão são brasileiros, tão ligados que são à nossa identidade musical. A Orquestra Brasileira se propõe a investigar a saga musical do país, desde a sua gestação até o amadurecimento do repertório da nossa música instrumental".
"A música dos salões da Europa e das festas coletivas na África gestou a música brasileira, quando Chopin encontra o tambor e a mistura acontece, passando pelo choro, pelo nacionalismo romântico de Carlos Gomes, até desembocar no modernismo de Villa Lobos e Jobim".
"A música popular e as manifestações no Brasil como um todo, com diversos ritmos e identidades que caracterizam cada povo e canto do Brasil. De Milonga das Missões ao arrasta-pé de Qui nem Jiló, não deixam o samba morrer".
IGREJA MATRIZ GANHOU CORES E VIDA
A Igreja Matriz virou obra de arte, ganhou vida com projeções mapeadas. Assinado por Simone Grando, o video mapping combina formas fluidas, cores vibrantes e padrões sonoros, traduzindo em arte o ritmo e a alma do Brasil. A obra dialoga com o concerto da Orquestra Brasileira.