Congresso de Ortodontia realizado em Florianópolis recebe palestrantes de Harvard e Saint Louis
Evento acontece nos dias 4 e 5 de abril, em Florianópolis, e promove debates sobre avanços na área
Nesta sexta-feira, 4, e sábado, 5, Florianópolis recebe o VI Congresso Catarinense de Ortodontia, integrado ao II Encontro Latino-Americano de Ortodontia, com participação de especialistas internacionais que vêm ao Brasil para debater tendências e avanços. O evento é organizado pela ABOR-SC (Associação Brasileira de Ortodontia – Seção Santa Catarina).
Entre os nomes confirmados estão André Weisheimer, professor de Harvard, que abordará os desafios biomecânicos e as estratégias de finalização ortodôntica, e Eustáquio Araújo, da Universidade de Saint Louis (EUA), que abordará a discussão o tratamento da condição em que a arcada inferior se posiciona à frente da arcada superior.
Também integram a programação Lincoln Issamu Nojima, presidente do Conselho Brasileiro de Ortodontia, que discutirá as restrições e controvérsias da técnica que promove a expansão do maxilar superior de forma rápida e não cirúrgica, e Flávia Artese, embaixadora do Brasil na Associação Americana de Ortodontia, que falará sobre os cuidados e tratamentos para a sobremordida exagerada.
Além de promover o intercâmbio de conhecimento entre profissionais de diferentes países, o evento tem como objetivo enfatizar a relação entre ortodontia e qualidade de vida. Um estudo recente publicado pela revista Nature , no International Journal of Oral Science , aponta que intervenções ortodônticas precoces são fundamentais para evitar o agravamento do alinhamento anormal entre os dentes e contribuir para a saúde integral do paciente. A presidente da ABOR-SC, Ingrid Ledra, explica que além de corrigir desalinhamentos, os avanços no campo têm impacto direto na saúde bucal, funcionalidade de mastigação, autoestima e bem-estar dos pacientes.
"A ortodontia contemporânea entende que sorrisos bem alinhados vão além da estética e reflexos escolhas preventivas e cuidados que acompanham o indivíduo ao longo da vida. O Brasil, nesse cenário, se destaca como referência por união técnica, inovação e atenção multidisciplinar", diz.
Ingrid acredita que a área brasileira chama atenção internacionalmente. “A tradição de inovação e qualidade que temos no Brasil acaba despertando o interesse dos profissionais da América Latina em participar dos nossos eventos científicos e estamos muito felizes em integrar nosso VI Congresso Catarinense de Ortodontia ao II Encontro Latino-Americano de Ortodontia”. O congresso será realizado na Associação Catarinense de Medicina (ACM), em Florianópolis.