Mesmo com a trégua da chuva, a situação em Itajaí neste sábado ainda é alarmante. Cerca de 20 mil pessoas são afetadas pelos temporais na cidade, 17 mil estão desalojados e 2.196 ficaram desabrigados. O nível dos rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim ainda é alto, conforme medição feita Comando de Operações da Defesa Civil nesta manhã.
De acordo com as verificações mais recentes, o rio Itajaí-Açu e a retificação do rio Itajaí-Mirim apresentam vazão, porém o curso antigo do Itajaí-Mirim segue subindo cerca de um centímetro por hora, o que está mantendo o sistema cheio.
Com isso, os moradores de Itajaí ainda enfrentam diversos pontos de alagamento no município. São 19 bairros debaixo d'água. Segundo informações da Defesa Civil municipal, Dom Bosco e Cidade Nova, além de toda a zona rural, estão totalmente alagados.
Até a madrugada deste sábado, foram registrados seis deslizamentos de terra na cidade e uma ponte caiu com a força das águas no bairro Limoeiro, conforme o coordenador da Defesa Civil, Everlei Pereira. No município, 6,3 mil pessoas estão desabrigadas e 12 mil desalojadas.
Os temporais no Estado já prejudicam 820 mil pessoas em 86 municípios. Segundo o relatório da Defesa Civil divulgado às 8h deste sábado, 57,5 mil estão desalojados e 8,3 mil ficaram desabrigados em Santa Catarina.
::Confira a medição dos pontos de telemetria feita às 6h deste sábado:
1 - Itajaí Açu 0,5m – Normal – Telemetria CEPSUL
2 - Itajaí Açu 3.18m – Emergência – Telemetria Teporti
3 - Canal Retificado Itajaí mirim 3.97m – Emergência – Telemetria SEMASA São Roque
4 - Canal Retificado Itajaí mirim 2.77m – Emergência – Telemetria VITALMAR
5 - Itajaí mirim – curso antigo – 2.72m – Alerta – Telemetria Início Rio
6 - Itajaí mirim – curso antigo 3.91m – Emergência – Telemetria Itamirim
7 - Ribeirão da Murta – 2.34m – Alerta – Telemetria TEPORTI
8 - Ribeirão Canhanduba – 3,46m – Emergência – Telemetria AMP Logística