Deputado tem sido procurado por vários prefeitos da região
O parlamentar catarinense em reunião do Fórum Parlamentar Catarinense (Foto Divulgação) Brasília/DF - O deputado federal Mauro Mariani (PMDB/SC) estendeu sua permanência em Brasília para receber e orientar os prefeitos catarinenses que irão defender projetos para serem contemplados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Desde maio, o governo federal faz uma série de reuniões com representantes de prefeituras, selecionando os projetos que comporão a segunda etapa do programa. Prefeitos de várias cidades do Estado, como Corupá, Itaiópolis, Pouso Redondo, Irineópolis e Campo Alegre, entre outras, visitaram o gabinete de Mariani recentemente.
A próxima fase do programa prevê a defesa dos projetos pelos seus respectivos municípios. Com certa frequência, prefeitos têm visitado o gabinete do deputado Mariani, buscando orientações do parlamentar. "Meu gabinete está sempre de portas abertas para receber os catarinenses num momento decisivo como este, em que o futuro dos municípios é discutido", disse. "Faço questão de estar presente e ajudar no que for possível".
LIBERAÇÃO
Este ano o deputado Mariani apresentou R$ 13 milhões em emendas ao Orçamento para serem distribuídos por Santa Catarina em obras de infraestrutura urbana, saúde, assistência social, agricultura e turismo. O deputado federal decidiu fazer emendas globais para que os prefeitos tenham tempo de verificar com quais projetos efetivamente querem contemplar em suas cidades. No início de 2011, Mariani pretende listar os municípios que contemplará com recursos do seu mandato. "É preciso que os projetos sejam consistentes e atendam à população mais carente - e que as prefeituras acompanhem o projeto até o fim, para garantir a liberação dos recursos", explica o deputado.
Já em conjunto com a bancada federal catarinense, Mauro Mariani defendeu emenda para a implantação da Polícia Marítima na região de Joinville, pedido feito pelo Conselho de Desenvolvimento Regional de Joinville, mas foi voto vencido. Em contrapartida, o deputado federal conseguiu garantir emenda coletiva que destina R$ 15 milhões para obras na BR-280, garantindo recursos para obras complementares a ser executadas no projeto de duplicação. "Estou defendendo nossa região em busca de recursos, mas a luta é dura e difícil. Não ganhamos tudo, mas teremos ainda mais batalhas à frente, aí já com uma nova bancada federal catarinense, com mais força ainda pelo norte", destaca Mariani.