Nova Trento - Anita MartinsSerá inaugurada nesta sexta-feira e passará a funcionar no sábado uma linha de bondinhos no Santuário Santa Paulina, em Nova Trento, na Grande Florianópolis. O teleférico ligará o templo principal ao Morro da Colina, onde fica uma estátua em bronze da santa, cercada por uma fonte. Anteriormente, chegava-se a esse ponto por um caminho íngreme que levava, em média, 15 minutos de caminhada, e que, agora, será fechado.
Quem não tiver dinheiro para o bondinho, portanto, não poderá ver essa imagem de Santa Paulina. Um dos donos do negócio, Aristides dos Santos Junior, de 40 anos, afirma que somente funcionários que realizam serviços internos terão acesso à trilha, que idosos, crianças e portadores de necessidades especiais, principais visitantes do lugar, tinham dificuldade para subir.
— Nada mais justo que a gente feche. Não dá para investir tanto e deixar as pessoas subirem caminhando — explica.
A coordenadora administrativa e financeira do santuário, irmã Teresinha Pamplona, diz que o assunto ainda não foi analisado.
A estação possui seis bondinhos, que são fechados com vidros e balançam levemente enquanto se movimentam. Cada um transporta seis passageiros por vez — ao todo, 325 por hora. O trajeto, de 440 metros, demora dois minutos e 30 segundos para ser percorrido. Lá do alto é possível ver todo o complexo do santuário, visitado todos os dias, mas, principalmente, nos fins de semana por catarinense e pessoas de vários estados, como Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.