São Bento - Na tarde de quarta-feira, um grupo de políticos da região esteve reunido com o secretário de Saúde de Santa Catarina, Dalmo de Oliveira, tentando minimizar o sofrimento de quem necessita de tratamento oncológico, e que para isso necessita se deslocar à Jaraguá do Sul, cidade referência na região para esse tipo de tratamento.
Em Florianópolis, o grupo foi recebido pelo deputado estadual Silvio Dreveck, que agendou a reunião com o secretário Dalmo. Foi informado ao grupo que quem estabelece as normas para a definição das cidades referência é o Ministério da Saúde, e uma das regras é que a região possua pelo menos 600 mil habitantes, mas em um primeiro momento está sendo pleiteado que pelo menos as consultas médicas com o oncologista sejam realizadas em São Bento do Sul, e que mais tarde seja implantado no município um posto avançado de Jaraguá do Sul.
Para que ocorram essas mudanças são necessários vários trâmites, porém a posição da Secretaria de Saúde é importante. O secretário de Saúde informou que existem mais casos como este em Santa Catarina, e que todos serão estudados. De São Bento do Sul participaram da reunião os vereadores Nilva Marli Larsen Holz, Eduardo Antônio Rodrigues de Moraes e Antônio Joaquim Tomazini Filho, além do secretário Municipal de Saúde, Marcus Maluf.