Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Saúde de São Bento do Sul promove testes rápidos para HIV e outras doenças

Segunda, 26 de fevereiro de 2024

Clique para ampliar
 
A Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, promove na próxima semana, no dia 29 de fevereiro, a testagem rápida e gratuita de HIV/ Aids, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, além de fornecer informações sobre a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) e PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV), das 17 às 21 horas. Ainda, se precisar, o paciente poderá atualizar a carteirinha de vacinação. A verificação acontecerá no Centro de Vigilância Epidemiológica e será totalmente sigilosa.
 
A enfermeira Elaine do Prado, que está a frente da programação, destaca a importância do comparecimento por parte da população. Inclusive, segundo ela, o horário dos testes foi marcado à noite justamente para abranger mais pessoas. A enfermeira também citou o quão importante é que os munícipes se informem sobre a PrEP e PEP. “A exposição das informações é uma das estratégias do Ministério da Saúde para evitar a contaminação pelo vírus do HIV. Aqui em são Bento do Sul, utilizamos essa estratégia há mais de um ano”, disse.
 
Elaine disse que, em caso de alteração nos testes, ou seja, um resultado positivo, o paciente vai passar por uma consulta em seguida, a fim de ser medicado. “Se for uma patologia a mais, vamos fazer os encaminhamentos para exames complementares”, afirmou. 
 
Quem não puder comparecer não tem desculpa para não fazer os testes, já que estão disponíveis nas unidades de saúde. Basta comparecer e solicitar durante o dia em todos os postos ou à noite, em uma das cinco unidades que possuem plantão: Central, Centenário, Cruzeiro, Serra Alta e 25 de Julho.


Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA