Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

LIDE e Editora Expressão lançam livro sobre os principais empresários da história de Santa Catarina

Segunda, 06 de novembro de 2023


LIDE e Editora Expressão lançam livro sobre os principais empresários da história de Santa Catarina

 

Nesta quarta-feira, 08 de novembro, o LIDE SC realiza a entrega do Prêmio Líderes 2023, considerado o Oscar do empreendedorismo catarinense, que reconhece as empresas, marcas e lideranças que se destacaram no ano. Além de homenagear quem faz a diferença no estado, esta edição é ainda mais especial com o lançamento da obra “Santa Catarina: uma história de empreendedorismo” que narra a trajetória das principais organizações e dos mais renomados empresários catarinenses.

 

O livro, produzido pela Editora Expressão, viaja do passado ao futuro, percorre todas as regiões e transita por vários segmentos para mostrar a diversidade e riqueza da economia e o espírito empreendedor que passa de geração a geração e que, ao longo da história, fizeram e fazem de Santa Catarina uma referência nacional em vários setores, além de ser um dos estados mais ricos e desenvolvidos do país.

 

A obra de capa dura e tiragem de cinco mil exemplares, é dividida em três capítulos. O primeiro, ressalta a importância dos pioneiros da indústria catarinense representados pelas empresas Hering, Karsten, Hoepcke, Altenburg, Condor, Primo Tedesco, Sadia, Buddemeyer, WEG, Aurora, Cooperja e Renar.

 

O segundo capítulo apresenta os líderes da atualidade, representados por 36 empresários catarinenses: Acari Luiz Menestrina (Gran Mestri), Adriano Palma Silva (Faial Prime Suites), Aldo Garcia (Betha Sistemas), Alex Sales (Alumbra Empreendimentos Design), Alexandre Wiggers (Condor), Anderson Becker (ABecker Loteamentos), Andrea Druck (Habitasul), Antonio Koerich (Lojas Koerich), Arnaldo Glavam Júnior (Grupo AG Capital), Carlos Amaral (SCC-SBT), Carlos Henrique Fonseca (Sebrae-SC) e Daniel C. Araújo (D/Araújo Agência de Comunicação).

 

O capítulo que trata sobre o presente do empreendedorismo evidencia também as histórias de Dayane Titon Cardoso (Baly), Eduardo Sattamini (ENGIE Brasil Energia), Erick Marques Isoppo (IDB do Brasil Trading), Everton Luis Goedert (Goedert Group), Fernando Luiz Weber (Weber Cidades Inteligentes), Irani Pamplona Peters (Pamplona Alimentos S/A), Jaimes Almeida Junior (Almeida Junior), João Batista Lohn (Grupo MundialMix), José Koch (Grupo Koch) e Luiz Fernando Furlan (Sadia).

 

A segunda parte do livro compartilha ainda as trajetórias dos empresários Marcello Corrêa Petrelli (Grupo ND), Mário Neves (NSC), Marcelo Repetto (Claro), Marta Denise Maidanchen (Quanta Previdência), Miguel Abuhab (Neogrid), Patrícia da Silva Grillo (Hoepcke Negócios Imobiliários), Rafael Appel (Appel Home Têxtil), Ricardo Dimas da Silva (Dimas Auto), Ronald Gomes (Febracis), Rui Altenburg (Altenburg), Rui Schneider da Silva (Sicoob Central SC/RS), Sérgio Brincas (Grupo Baía Sul), Viviane Cecilia Lunelli (Lunelli) e Wilfredo Gomes (OneWG Multicomunicação).

 

Na sequência, o terceiro capítulo aborda os desafios e perspectivas do mercado, da economia e do empreendedorismo em Santa Catarina de acordo com a visão de lideranças de quatro diferentes segmentos: do Legislativo, o presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (Alesc), da Indústria, o presidente da FIESC, Mário Cezar de Aguiar; o Cooperativismo é representado por Luiz Vicente Suzin, da Ocesc; e da Tecnologia, Moacir A. Marafon, da Softplan.

 

De forma inédita, a obra “Santa Catarina: uma história de empreendedorismo" vai além das páginas. Por meio de QR Code disponível na produção física, os leitores podem ter acesso a entrevistas completas e exclusivas com as lideranças que integram a obra.

 

Para o presidente do LIDE SC, Delton Batista, o novo livro deve se tornar um dos mais importantes registros sobre a trajetória histórica, sociocultural e econômica do estado e um presente para o empreendedorismo catarinense. “Este livro é ao mesmo tempo uma homenagem aos desbravadores e aos líderes da atualidade, como também uma inspiração para os empreendedores do futuro”, ressalta Delton Batista.

 

 

Prêmio Líderes do Brasil

Realizado anualmente pelo LIDE SC, o Prêmio reconhece as empresas, marcas e lideranças, distribuídas nas seguintes categorias setoriais: ESG, Destaques Empresariais, e Reconhecimento Individual.

 

Neste ano, o evento ocorre dia 08 de novembro, na Alameda Casa Rosa, em Florianópolis, e deve reunir cerca de 200 empresários de marcas que somam mais de R$ 100 bi em faturamento e geram cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos.

 

A escolha dos vencedores é feita por meio de uma série de etapas definidas por Regulamento, começando com a indicação aberta com a participação de filiados, parceiros, apoiadores, mantenedores do LIDE SC, finalistas do Prêmio em edições anteriores, líderes empresariais, entidades associativistas, sindicatos, federações patronais e organizações do terceiro setor. A segunda fase consiste na avaliação dos cases pelos comitês temáticos formados por especialistas e líderes de organizações, e a etapa final é a validação pelo Comitê Estratégico do Prêmio.

 

O LIDE

Fundado no Brasil, em 2003, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais - é uma organização que reúne executivos dos mais variados setores para fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança nas esferas pública e privada. Presente em cinco continentes e com mais de duas dezenas de frentes de atuação, o grupo conta com unidades regionais e internacionais com o propósito de potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e competitiva globalmente.

 

Podem ingressar no LIDE empresas brasileiras e multinacionais com faturamento igual ou superior a R$ 200 milhões anuais, companhias que praticam a governança corporativa, valorizam o ser humano em todos os níveis, respeitam o meio ambiente e oferecem apoio a programas de responsabilidade social; além de organizações notórias que tenham imagem pública de alta reputação no Brasil e no exterior.

 

Editora Expressão

Especializada na produção de livros históricos e comemorativos, a Editora Expressão possui o maior portfólio do país de obras culturais que transformam em legado a trajetória de empresas, entidades, organizações e cidades.

 

A editora nasceu em 1990 para publicar a Revista Expressão, que marcou época como veículo de economia voltado à região sul do país. Pioneira também na área de meio ambiente, criou o respeitado Prêmio Expressão de Ecologia, certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como o mais importante do país no segmento empresarial.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA