Encontro vai discutir impactos da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016 no setor turístico nacional
Brasília - Ministério do Turismo estima que, durante o mundial, o País deve receber 600 mil turistas estrangeiros. As comissões de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados e de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado promovem na quarta-feira (1º), o 12º Congresso Brasileiro da Atividade Turística (Cbratur), que abordará os impactos, na indústria do setor, da realização no Brasil da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
Haverá quatro painéis de debates, com foco em temas como a necessidade de modernização da infraestrutura do País e o estímulo, dessas competições internacionais, ao desenvolvimento da logística e da mão de obra do turismo.
Palestrantes
No primeiro painel, o coordenador do Comitê Paulista da Copa de 2014, Caio Luiz de Carvalho, apresentará a palestra "Esporte e Turismo, Indústrias Paralelas e Complementares", sob a coordenação do deputado Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE).
O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens, Carlos Amorim Ferrreira, falará em seguida sobre "Copa de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016: Perspectiva de Expansão". O coordenador dos trabalhos será o deputado Afonso Hamm (PP-RS).
O terceiro painel terá o tema "Cruzeiros Marítimos: Infraestrutura e Expansão do Mercado", que será abordado pelo vice-presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), André Pousada. O deputado Edinho Bez (PMDB-SC) coordenará a palestra.
Já o diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh) Jadir da Silva falará, no quarto bloco, sobre "Mão de Obra, Treinamento, Reciclagem e Aperfeiçoamento", com coordenação da deputada Lídice da Mata (PSB-BA).
Para a presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputada Professora Raquel Teixeira (PSDB-GO), os temas deste ano são "extremamente oportunos", pois “o Brasil realizará investimentos bilionários” para acolher os dois mais importantes eventos esportivos do planeta. “É fundamental, portanto, que haja um amplo debate no Congresso para garantir que os gastos públicos resultem em conquistas efetivas para a sociedade, em termos de geração de emprego e de legados de infraestrutura urbana", ressaltou a parlamentar
Convidados
Os debates ocorrerão no auditório Nereu Ramos da Câmara, a partir das 9:00. Para a solenidade de abertura, foram convidados os presidentes da Câmara e do Senado, Michel Temer e José Sarney; e das Frentes Parlamentares do Turismo e do Esporte, deputados Alex Canziani (PTB-PR) e Manuela D´Ávila (PCdoB-RS); além dos ministros do Esporte e do Turismo, Orlando Silva e Luiz Barretto.