Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC


Luiz Carlos Amorim é fundador e Presidente do Grupo Literário A ILHA em SC, que completa 43 anos de atividades literárias e culturais neste ano de 2023, juntamente com a sua revista SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA. Ocupa a Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Mora atualmente em Lisboa. Eleito Personalidade do Ano pela Academia Catarinense de Letras e Artes, pelo livro NAÇÃO POESIA.

Editor das Edições A ILHA, que publicam as revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA,  MIRANDUM (Confraria de Quintana) e ESCRITORES DO BRASIL, além de mais de cem títulos livros de vários géneros, antologias e edições solo.

Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA., do Grupo Literário A ILHA, em Http://prosapoesiaecia.xpg.com.br

Autor de 35 livros de crônicas, contos,  poemas, infanto-juvenil, história da literatura, três deles publicados no exterior, em inglês, francês, italiano e inglês, além de poemas publicados em outros países como India, Rússia, Espanha, Grécia, Portugal, Espanha, França, Itália, etc.

Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano, francês, alemão.

Colaborador de vários jornais e revistas por todo o Brasil e em países de língua portuguesa. Participante, em nome do Grupo Literário A ILHA, do Salão Internacional do Livro de Genebra, na Suiça e da Feira do Livro de Lisboa e Feira do Livro do Porto, em Portugal.

 

 


Veja mais colunas de Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC

GRUPO LITERÁRIO A ILHA E OS ESCRITORES DO BRASIL

Segunda, 08 de agosto de 2022

 

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, professor, editor e revisor – Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, que completou 42 anos de literatura neste ano de 2022. Amorim é detentor da cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br – http://luizcarlosamorim.blogspot.com.br

 

O Grupo Literário A ILHA e a sua revista SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA completaram 42 (quarenta e dois) anos de trajetória, de existência e resistência, no mês de junho de 2022. Nada mais justo do que comemorar toda esta longevidade e, para isso, reunimos uma parte dos escritores que integram o grupo para organizarmos essa antologia, um painel da produção atual deles. É um belo time de escritores que representa muito bem a literatura contemporânea produzida pelos brasileiros, nos gêneros conto, crônica e poesia. O livro será lançado no início de setembro, na Bienal de São José(SC), a primeira grande feira do livro da cidade.

Afinal, 42 anos de trabalho de divulgação da literatura catarinense e brasileira, de novos autores e de suas obras, de incentivo à formação de novos leitores e de promoção do hábito da leitura não são dois ou três anos. Então há que se comemorar.

O Grupo Literário A ILHA começou numa ilha, sem São Francisco do Sul(SC), mudou sua sede para Joinville e permaneceu lá por quase vinte anos e depois transferiu-se para outra ilha, Florianópolis. Desde o início do grupo, lá nos anos 80, levamos a poesia para a rua, com os Varais da Poesia e os Recitais de Poesia. Ajudamos a tornar a poesia um pouco mais popular, numa época em que não havia internet, colocando os nossos poemas e os poemas de poetas consagrados no caminho dos leitores. E esbarrando com a poesia, até aqueles que não a conheciam, descobriram que gostavam dela.

Então, além das feiras de arte de Joinville, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul, levamos o Varal da Poesia à Festa das Flores, ao Festival de Dança de Joinville, aos lançamentos de livros, aos bares, aos shopping centers, aos supermercados, até aos bancos. E muito mais leitores descobriram a poesia ao ler uma cartolina com um poema estampado ou ao ouvir um poeta declamar em inusitados lugares. É claro que a revista do grupo e as antologias sempre foram parceiras fortes para levar a poesia e os outros gêneros como crônica e conto aos nossos leitores, novos ou não. Não é à toa que a revista Suplemento Literário A ILHA é a publicação mais perene do gênero: quarenta e dois anos de circulação.

De maneira que nada melhor do que comemorar com mais literatura, comemorar dando uma amostra mais alentada da produção de nossos escritores.

Além de reunir vários dos escritores do Grupo Literário A ILHA, aproveitamos a oportunidade de mais este aniversário para homenagear pessoas que colaboraram muito para que o nosso trabalho de mostrar a produção literária contemporânea continuasse e chegasse até aqui. Rendemos tributo ao professor Celestino Sachet e dedicamos essa antologia a ele, o maior divulgador da literatura dos catarinenses. É ele que lê os novos autores que vão surgindo, é ele que pesquisa o que há de novo em nossa literatura, é ele que registra tudo para que tenhamos um painel sempre atualizado da produção literária dos catarinenses. Então nossa homenagem a este grande escritor que é Celestino Sachet.

Também homenageamos escritores importantes na trajetória do Grupo Literário A ILHA, que passaram por ele e deixaram a sua marca e que estão, agora, fazendo poesia com outros grandes das letras, como Quintana, Pessoa, Coralina. Falamos de Júlio de Queiroz e Aracely Braz. E não poderíamos esquecer outros autores que se destacaram levando o nome do grupo e de seus escritores para além das fronteiras do nosso Estado, como é o caso de Erna Pidner, nossa correspondente em Minas; para além dos limites do Brasil, como é o caso de Jacqueline Aisenman, que levou a nós e a nossa literatura para o Salão Internacional do Livro de Genebra, e para além das páginas dos livros e das revistas, como Célia Biscaia Veiga, que levou nossa prosa e poesia para os palcos, transformando nossa literatura em teatro, em performances espetaculares, em declamações personalizadas, em montagens espetaculares de nossos poemas.

A antologia ESCRITORES DO BRASIL tem literatura para todos os gostos. É uma reunião eclética de escritores de várias idades, estilos, gêneros, cosmovisões. Porque a literatura é universal. Ela registra a vida acontecendo em tempos e espaços diferentes, gravando para a posteridade a passagem do ser humano por este mundão de Deus.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA