Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

LANÇAMENTO CONSÓRCIO QUIRIRI: DE GOTA EM GOTA, UM RIO DE ESPERANÇA


Clique para ampliar

Livro aborda os 25 anos do consórcio, sua trajetória de conquistas e avanços socioambientais

Florianópolis - Tendo por palco o Costão do Santinho & Resort, em Florianópolis, foi realizada a entrega do troféu Onda Verde - Prêmio Expressão de Ecologia que se consolidou como o mais longevo do país na área ambiental, surgiu em 1993, na sequência da Rio-92, pujante evento da ONU que está comemorando agora 30 anos.

Clique para ampliar

Para dar maior brilho ao evento, o encerramento foi com o lançamento do livro de autoria de Magno Bollmann e produzido pela Editora Expressão. A obra narra a história do Consórcio Quiriri, que se localiza na região norte do estado de Santa Catarina. É uma versão atualizada e ampliada do livro Mais que uma gota, lançado pelo mesmo autor, em 2012.

O Consórcio Intermunicipal Quiriri atua na emissão de licenciamentos ambientais de forma regionalizada, atendendo os municípios catarinenses de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre e Corupá. A criação do órgão, estabelecido em 1997, teve, como mentores, fomentadores e protagonistas iniciais, Frank Bollmann (prefeito de São Bento do Sul entre 1993-1996), Magno Bollmann (secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São Bento do Sul à época) e Pedro Hidalgo, professor e consultor, ex-ministro da Agricultura do Chile. O cargo de presidente é ocupado, em sistema de rodízio, pelos prefeitos dos municípios participantes. Além de mais agilidade na obtenção dos licenciamentos, sendo viabilizados em 2021 a emissão de 299 licenças ambientais, o Consórcio contribui para a atração de novos empreendimentos à região e garante o reinvestimento dos recursos arrecadados em benefício dos próprios municípios.

Clique para ampliar
Magno Bollmann e Ester Vieira do Prado, assessora de Imprensa da Tuper, uma das patrocinadoras do evento

 

O autor

Clique para ampliar
Natural de São Bento do Sul (SC), Magno Bollmann estabeleceu desde cedo uma forte ligação com a natureza. Seguiu os interesses do pai, Ornith, um grande apaixonado pela fauna e flora da região. Em 1966, ainda como estudante universitário. Magno participou do Projeto Rondon, na Amazônia. Formou-se engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com pós-graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Regional de Blumenau (Furb).

Foi extensionista da Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Santa Catarina (Acaresc) e professor de Economia Rural da Escola Estadual Agrícola Lysimaco Ferreira Costa, em Rio Negrinho (SC).

Jovem de múltiplos interesses, fundou a Casa dos Estudantes Luteranos em Curitiba (PR), foi músico voluntário da Orquestra Juvenil de São Bento do Sul, ginasta pela Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento do Sul e primeiro presidente da Associação de Apicultores de São Bento do Sul.

Envolvido com a questão ambiental em diversas frentes, tornou-se responsável técnico e consultor do primeiro borboletário da Indústria Artefama. Criou o Centro de Lazer e Educação Socioambiental Parque Natural das Aves, na localidade de Rio Natal, em São Bento do Sul. Fundador do Consórcio Intermunicipal Quiriri, foi coordenador e Presidente do Conselho de Prefeitos da Instituição.

Na trajetória política foi vereador em São Bento do Sul entre 1988-1996 (sendo Presidente da Câmara entre 1988-1992), Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente por três mandatos consecutivos (1993-2004) e Prefeito por dois mandatos, entre 2009-2012 e entre 2017-2020.

"Adversidade da minha trajetória demonstra, em síntese, uma mesma característica", diz Magno. "O amor pela vida e pelas imensas oportunidades de desenvolvimento e aprendizado que ela oferece".

 

Pronunciamento

 

Clique para ampliar
"O livro é resultado do meu desejo de registrar a trajetória e as conquistas do consórcio Intermunicipal Quiriri, do qual fui um dos idealizadores. Não apenas pelo orgulho de constatar a importância que essa iniciativa ganhou ao longo dos últimos 25 anos, mas também pela convicção de que o livro pode servir como incentivo para novas iniciativas de promoção da sustentabilidade, além da ampliação do próprio Consórcio Quiriri.

 

Acredito que é fundamental olhar para o passado para entender o presente e projetar o futuro que desejamos. É por isso que esses três tempos - passado, presente e futuro - fazem parte da narrativa do livro. O Consórcio Quiriri já contribuiu muito para o desenvolvimento sustentável da região, mas certamente ainda tem muito mais para contribuir.

 

Composto hoje pelos Municípios de Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul, o Consórcio tornou-se um símbolo de planejamento integrado e está pronto para receber novos integrantes. O legado que estamos colhendo em decorrência dos vários programas e projetos de sucesso descritos no livro certamente é um grande incentivo para que isso venha a ocorrer.

 

Reconhecido por diversas premiações, o Consórcio Quiriri sempre defendeu a necessidade de dialogar e de conscientizar as pessoas, com o propósito de trazê-las para o lado da sustentabilidade. Isso se faz com um trabalho incansável de divulgação e com a demonstração de resultados efetivos em benefício de toda a população, a exemplo da conservação da água, da destinação correta dos resíduos e do impulso ao turismo equilibrado.

 

Outro princípio que marca a trajetória do Consórcio Quiriri é o amplo apoio obtido junto aos poderes Executivo e Legislativo dos municípios envolvidos. Isso decorre da crescente compreensão de quer as causas ambientais não devem estar condicionadas a circunstâncias políticas e partidárias. São interesse de todos.

 

Ao final destas minhas breves palavras, não posso deixar de agradecer à Tuper pelo patrocínio da obra, agradecimento que direciono ao meu irmão Frank Bollmann, líder dessa grande empresa catarinense. Impossível não ficar emocionado, neste momento, ao lembrar do nosso pai, Ornith, que nos transmitiu, junto com nossa querida mãe, Olga, muitos ensinamentos preciosos, inclusive o amor pela natureza.

 

A Tuper também patrocina o importante evento de hoje, o Fórum de Gestão Sustentável 2022, promovido pela Editora Expressão - que é, também, a editora do meu novo livro. Aproveito para agradecer a equipe que trabalhou na produção da obra.

 

Neste momento lembro também do querido companheiro Marcelo Hubel, biólogo que esteve ao nosso lado em várias das frentes de trabalho do Consórcio Quiriri. Marcelo partiu prematuramente, deixando um vazio no coração de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo, mas seu legado continua presente entre nós. Um legado que o livro também honra e valoriza. Aproveito para agradecer a todos que de alguma forma participaram da obra, com depoimentos ou com as belíssimas fotos que a ilustram.

 

Por fim, gostaria de dizer muito obrigado à grande família Consórcio Quiriri, formada por todos que já contribuíram, estão contribuindo ou contribuirão para o crescimento e a consolidação dessa iniciativa tão importante. Nosso planeta agradece, nosso futuro agradece!

 

Obrigado e um grande abraço a todos, concluiu Magno.

Clique para ampliar



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA