|
Mafra - O governador Raimundo Colombo esteve na SDR Mafra, nesta quinta-feira (4), ocasião em que garantiu apoio financeiro à região. O roteiro de visitas, organizado pela Secretaria do Planejamento, faz parte do Projeto Governar o Governo, onde uma comitiva do Governo Central se desloca até as 36 secretarias regionais e conhece de perto os anseios e reais necessidades da sociedade catarinense. “Este projeto objetiva o planejamento e posterior execução das ações de governo, com foco no bem-estar das pessoas, colocando-as em primeiro lugar”, destacou o governador.
O roteiro iniciou com uma visita ao Ginásio de Esportes Wilson Buch, que atualmente encontra-se interditado pelo Corpo de Bombeiros por estar sem condições de uso. Em 2007, o ginásio foi repassado para a Prefeitura de Mafra, através de um termo de cessão de uso, que venceu no mês de julho deste ano. O termo previa a conservação e recuperação do prédio no período. No entanto, o ginásio não recebeu benfeitorias, ficando em condições precárias. Por esse motivo, o Governo do Estado, por meio da SDR Mafra, requereu o imóvel e enviou o projeto para reforma à Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte. “Sei que esse espaço é de grande relevância para região, por isso o Governo do Estado irá se empenhar e contribuir para que a obra seja feita”, disse Colombo.
Em seguida, a comitiva seguiu para uma visita ao Hospital São Vicente de Paulo, que está com obras em andamento para as novas instalações do Centro de Diagnóstico por Imagem, com previsão de conclusão para setembro deste ano. A intenção é tornar o hospital, que hoje faz atendimentos restritos e não tem capacidade para atender a demanda da localidade, um centro de referência regional em média e alta complexidade. De acordo com o governador, é preciso apenas vencer algumas etapas burocráticas, como firmar um convênio entre o Estado e a instituição mantenedora, que garanta o atendimento integral pelo SUS. “Já não é mais admissível que o paciente precise se deslocar para outras regiões em busca de tratamento de saúde, o que acontece aqui atualmente. Por isso, garanto que de nossa parte terá todo esforço necessário em firmar este convênio”, confirmou Raimundo Colombo.
O grupo passou ainda pelo presídio para verificar sua localização atual, pois há a necessidade e o desejo da comunidade de que seja transferido para outro local. Um dos motivos é que já não comporta a demanda. “Vamos estudar um projeto que seja adequado e fique pronto o mais breve possível”, destacou o secretário da Segurança Pública, César Grubba. O governador Colombo falou ainda que, para a área da segurança, será aumentado o efetivo em todo o Estado e instalado um sistema moderno de câmeras de monitoramento.
O encerramento das atividades aconteceu no auditório da Universidade do Contestado, onde o grupo catarinense se reuniu com prefeitos, vereadores, deputados, demais lideranças políticas, entidades, representantes de conselhos, diretores de escolas e sociedade civil, para fazer um balanço do que viram e esperam para região. Para o secretário do Planejamento, as visitas e os encontros já trouxeram resultados positivos. “Este é o momento em que cada secretário pode se interar melhor das demandas que dizem respeito a sua pasta nas diferentes localidades e efetivar ações para melhorar a qualidade de vida dos catarinenses”, ressaltou o secretário Filipe Mello.
Desenvolvimento
Antes de dar seguimento ao projeto Governar o Governo, na região de Mafra, Colombo participou da cerimônia do lançamento do projeto de ampliação da empresa Rigesa Mead Westvaco, produtora de papeis kraftliner, usados em embalagem. A ampliação da planta de Três Barras vai contribuir para o aumento da produção. Atualmente, a empresa emprega cerca de 2,5 mil pessoas em Santa Catarina e deve ampliar, entre vagas diretas e indiretas, 1,1 mil novos postos de trabalho, somente em Três Barras.
No ato, o governador Raimundo Colombo autorizou a realização do processo licitatório para a reestruturação da SC 477, que liga Itaiópolis a Doutor Pedrinho, em um custo de cerca de R$ 7 milhões. Colombo também liberou R$ 144 mil para a elaboração do projeto de um contorno viário na região da empresa de papel, para a facilitação no escoamento da produção. "Há empresas em Santa Catarina que geram emprego, pagam impostos e conseguem se manter fortes e exportando, mesmo com o baio valor do dólar. Essas empresas merecem nosso apoio, principalmente quando estão em regiões carentes de desenvolvimento, como é o caso do Planalto Norte", afirmou o governador.