Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Nelci Terezinha Seibel

nseibelterra.com.br

Nelci Terezinha Seibel (Volta ao Mundo)

Membro da Academia Joinvilense de Letras e

da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul


Veja mais colunas de Nelci Terezinha Seibel

VOLTA AO MUNDO

Terça, 22 de março de 2022

O Lago dos Cisnes na Abertura do 39º Festival de Dança

 

Mais de 40 profissionais entre artistas, staff e técnicos do Balé Teatro Guaíra, de Curitiba/PR estão trabalhando na preparação para a Noite de Abertura do 39º Festival de Dança de Joinville. A terceira companhia de dança mais antiga do Brasil dará a largada no dia 19 de julho, às 20h, nas apresentações no palco do Centreventos Cau Hansen. A coreografia escolhida foi o clássico do ballet. “Estamos muito felizes com a possibilidade de fazer a abertura desde evento de dimensão e importância extraordinárias”, avalia Luiz Fernando Bongiovanni, Diretor do Balé Teatro Guaíra (BTG).

Balé Teatro Guaíra

O Balé Teatro Guaíra foi fundado em 1969, em Curitiba (PR). O primeiro grupo de dez bailarinos, contratados por meio de concurso público, foi coordenado por Yara de Cunto e, posteriormente, pelo paranaense Ceme Jambai. Em 1970, assume Yurek Shavelewski. Na década seguinte, a companhia foi a responsável, pela primeira vez, pela atração da Noite de Abertura do Festival de Dança de Joinville. A segunda edição do evento, realizada em julho de 1984, teve seu início com a apresentação de "O Grande Circo Místico", espetáculo inesquecível. Mais informações:
https://festivaldedancadejoinville.com.br/.



Balé Teatro Guaíra (Foto: Maringas Maciel)

Bolshoi Brasil

 

Neste mês de março, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil comemora o resultado do trabalho desenvolvido em 22 anos de história, tornando-se referência da dança, disseminando a cultura e a arte pelo Brasil desde sua inauguração, no ano de 2000. A Escola Bolshoi se orgulha pelos 70% de alunos formados que atuam na área da dança, pelos palcos do Brasil e do exterior, fomentando o acesso à arte e levando o nome do nosso país, estado e cidade para o mundo. Em 2022 a Escola tem 219 alunos, vindos de 20 estados brasileiros e dois países.  A instituição concede 100% de bolsas de estudo para todos os alunos. Além de ensino gratuito, os alunos recebem todos os benefícios necessários. Saiba mais em: www.escolabolshoi.com.br.

 

 

3° Concurso Literário Carlos Adauto Vieira

 

Clique para ampliar

Dr. Carlos Adauto Vieira, decano da AJL

 

Estão abertas as inscrições para o 3º Concurso Literário Carlos Adauto Vieira, promovido pela Academia Joinvilense de Letras (AJL), voltado para estudantes do ensino Fundamental e Médio. A proposta é incentivar e divulgar novos talentos literários. O prêmio é dividido em três categorias: Redação (do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental), Contos e Crônicas (Ensino Médio). A temática é livre e podem participar estudantes das redes de ensino pública e privada. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelos alunos, por professores e escolas, até o dia 18 de abril, pelo e-mail academiajoinvilensedeletras@gmail.com. A divulgação dos resultados e a premiação serão realizadas em junho, durante a Feira do Livro de Joinville, que é parceira da iniciativa. Saiba mais em:

https://academiajoinvilense.com.br/concurso-literario-da-academia/.

 

CCR Aeroportos assume operações aéreas

Clique para ampliar
 

 

Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, de Joinville/SC (foto divulgação)  

 

A CCR Aeroportos assume a operação de nove aeroportos brasileiros, concedidos no ano passado pelo Governo Federal na 6ª Rodada de Concessões Aeroportuárias. Nos dias 24 e 31 de março, a empresa finaliza a transição operacional de outros ativos conquistados no mesmo leilão, somando 15 novos aeroportos, em oito estados das regiões Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. Esta é a primeira vez no mundo que tantas operações aeroportuárias são iniciadas simultaneamente. O investimento previsto nestes aeroportos é de R$ 4,8 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão. Em princípio, a companhia passa a ser responsável pelos aeroportos de Londrina e Bacacheri, no PR; Bagé, Pelotas e Uruguaiana, no RS; Joinville, em SC; Imperatriz no MA; Petrolina, em PE; e Palmas, no TO. No dia 24, passa a operar os aeroportos de Goiânia, na capital de GO; São Luís, capital do MA; e de Teresina, na capital do PI. Em 31 de março a CCR Aeroportos assumirá mais três aeroportos. Para saber mais, acesse: www.ccraeroportos.com.br |.

 

Arquivo Histórico Municipal de Joinville

 

Clique para ampliar

A construção em estilo moderno preserva documentos jornais, livros, mapas etc., desde a colonização da cidade.

 

 

No último domingo, ainda nas comemorações de aniversário da cidade foi realizada cerimônia pelos 50 anos do Arquivo Histórico Municipal de Joinville, Seu fundador foi o historiador Adolfo Schneider, também fundador da Academia Joinvilense de Letras. Agora a AJL vai fazer uma petição à Câmara de Vereadores, para que o Arquivo receba oficialmente o nome do ilustre intelectual que permanece vivo na história, porque ninguém além dele mereceria essa homenagem.

 

 

Noite do Troféu Infinito 2022 da Brocker Turismo

 

A Brocker Turismo premiou, na noite de 8 de março, as Operadoras e OTAs do trade turístico brasileiro que mais comercializaram o destino Serra Gaúcha através de seu receptivo. A cerimônia do Troféu Infinito foi realizada no Restaurante 1835 do Kempinski Laje de Pedra em Canela (RS), reunindo seleto número de convidados, incluindo premiados e autoridades locais. Referência em receptivo no Brasil e especialista na Serra Gaúcha, a Brocker celebrou a 15ª edição do evento, que se consolidou como uma das grandes premiações do turismo nacional.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA