São Bento - Em abril deste ano, o Hospital e Maternidade Sagrada Família iniciou a implantação do programa de melhoria da produtividade e disciplina, conhecido como 5S. O programa que teve sua origem no Japão, é uma filosofia de trabalho cuja a premissa é a ordem e limpeza com o objetivo de melhorar a produtividade.
Depois de alguns meses, em contato com o coordenador do Núcleo da Qualidade da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs), Jonathan Junkton, ocorreu a parceria para o andamento dos trabalhos. Jonathan relatou que os integrantes do núcleo possuem vasta experiência neste programa, por já terem participado em algumas empresas.
Integrantes que coordenam o projeto no Hospital, se reuniram na manhã de sexta-feira, 29, com alguns membros do núcleo, para conhecer melhor sobre o andamento, as mudanças que já ocorreram e quais as principais dificuldades encontradas. Katlyn Witt, colaboradora do setor de enfermagem, explicou que tudo começou a partir do planejamento estratégico do Hospital, e que aos poucos estão ocorrendo mudanças de mentalidade e cultura. “Fizemos todo um projeto, estamos engajados nisso e dando os primeiros passos, mas já notamos que a mentalidade está mudando. E a implantação se faz necessária”.
O consultor do Hospital Juceli Hübner, apresentou as etapas concluídas e anunciou que a partir de agora é definir uma data para acontecer o “Dia D”, que é a limpeza geral dos setores. “Estamos programando uma data, pois no “Dia D” não poderemos parar os serviços do Hospital, então tem que ser algo planejado”.
Segundo ele, o impacto no início é bastante grande, pois os costumes das pessoas são alterados. “O programa 5S que tem aplicabilidade em diversas empresas e órgãos, é reconhecido pelo seu sucesso, pois melhora de forma significativa o ambiente de trabalho, trazendo eficiência e qualidade nos processos. Primeiro fizemos um trabalho de conscientização com os colaboradores e a direção. Depois foi a parte do treinamento de nivelamento. Esse trabalho depende exclusivamente de uma equipe, pois as etapas são intercaladas, e se alguém do grupo não faz a sua parte, o projeto não evolui”, relata.
A equipe de coordenação do Sagrada Família possui através do núcleo da qualidade o conhecimento da implantação em outras empresas, mas também já estão programadas visitas em outros locais para agregar ainda mais as informações. O programa visa melhorias tanto na parte interna, quanto questões de manutenção em infraestrutura e cabeamento.
Atualmente, a equipe está trabalhando a divulgação de informações sobre o programa entre os colaboradores. Já estão sendo agendados encontros para conversar sobre os próximos passos como: alinhamento com o setor operacional, o “Dia D” e conscientização entre os médicos.