Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Cerimônia de abertura da OlimPAF reúne 430 adolescentes de SC, em Blumenau

Sábado, 30 de julho de 2011

 

Evento, promovido pelo SESI/SC, segue até domingo e incentiva adolescentes a adotarem vida mais ativa e saudável

 

 - A primeira edição da OlimPAF, olimpíadas do programa SESI Atleta do Futuro, reuniu 430 adolescentes de todo o estado na cerimônia de abertura que ocorreu nessa sexta-feira (29), no Complexo Esportivo Bernardo Werner, em Blumenau. O torneio, com oito modalidades para competição, incentiva os participantes a praticarem atividades esportivas e a adotarem uma vida mais ativa e saudável.

O gerente executivo de Cultura, Esporte e Lazer do SESI Nacional, Eloir Simm, ressalta que eventos como esse ajudam a criar cidadãos para o futuro. "A indústria quer que essas crianças e adolescentes sejam cidadãos do bem, que internalizem valores do esporte, como cooperação, amizade e respeito. Hoje, o projeto SESI Atleta do Futuro já conta com 250 mil participantes em todo o Brasil", fala Simm.

Cada região de Santa Catarina é representada no evento por 40 alunos que participam dos núcleos do programa Atleta do Futuro. "Elencamos alguns critérios para a escolha dos adolescentes que viriam, entre eles a participação dos pais como apoiadores e a preparação para disputar qualquer modalidade esportiva", fala Adriano Paduin, supervisor do programa no SESI de Blumenau.

Os municípios de Brusque e Itajaí, por exemplo, são representados por 36 adolescentes do núcleo apoiado pela Irmãos Fischer. Mais do que preparados para as disputas, os alunos evidenciam valores do esporte difundidos no programa, como o respeito e a prática esportiva de forma saudável. "Com certeza é uma boa oportunidade para que eles exerçam a cidadania", comenta Geovane Dutra, professor que atua no núcleo.

Julia Trentini, de 14 anos, representa Joinville nas competições de basquete e vôlei. Integrante do programa Atleta do Futuro há dois anos, começou a praticar esportes porque tinha colesterol alto. "Ter uma vida ativa me ajuda a controlar o colesterol, além de me deixar menos ansiosa. Aproveito os momentos de exercício para relaxar e cuidar do corpo", conta Julia. O programa Atleta do Futuro também incentiva Elis Marina Elias, de 15 anos, a adotar hábitos mais saudáveis no dia a dia. "Ao invés de pegar ônibus, vou para o colégio a pé. Essas caminhadas são um complemento para as atividades que pratico durante os encontros do programa", fala Elis.

Para Dilso Buchner, analista de desenvolvimento de produto da Whirlpool há 23 anos, o programa é extremamente importante para o desenvolvimento dos jovens. Seu filho, Diogo Buchner, de 14 anos, participa do PAF há um ano. "Quando fiquei sabendo do programa Atleta do Futuro, organizado pelo SESI, incentivei meu filho a participar. Ele joga tênis desde os sete anos", conta Dilso, que também participa dos Jogos do SESI, em Joinville.

Nessa sexta-feira os participantes competiram no atletismo, basquete trio e tênis de mesa. Sábado e domingo ocorrerão as disputas de vôlei trio de areia, futsal, xadrez, badminton e tchoukball, a partir das 8h30min, no Complexo Esportivo. No domingo os adolescentes também participarão do maratoninha, uma corrida de 1 quilômetro que ocorrerá em frente ao Bela Vista Country Club, na Avenida Jorge Lacerda.

Programa Atleta do Futuro

O programa SESI Atleta do Futuro, premiado recentemente pela ADVB/SC, estimula o hábito da prática esportiva em crianças e jovens de 6 a 17 anos. O projeto trabalha a educação em seu sentido mais amplo e utiliza o esporte como principal ferramenta no processo de inclusão social. As atividades funcionam em Centros Esportivos do SESI, associações recreativas de empresas ou em espaços públicos. As crianças e adolescentes podem praticar variadas modalidades esportivas como ginástica rítmica e olímpica, atletismo, tênis de mesa e campo, natação, judô, xadrez e esportes coletivos. Os encontros são realizados, em média, duas vezes por semana, em opções de turmas que são oferecidas de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã ou da tarde.

Dentro de cada atividade, os professores ainda desenvolvem os valores do esporte com temas como ética, superação, respeito, saúde e autoestima. Os temas transversais são desenvolvidos de acordo a realidade de cada comunidade, contribuindo, assim, para que o aluno se conheça, explore e analise as diversidades, problemáticas e situações atuais do seu próprio meio.

Em Santa Catarina o Atleta do Futuro é apoiado por 57 indústrias e já atende mais de 19 mil crianças nas cidades de Florianópolis, Tijucas, São José, Jaraguá do Sul, Corupá, Massaranduba, Joinville, São Bento do Sul, Canoinhas, Pomerode, Blumenau, Timbó, Gaspar, Brusque, Itajaí, Rio do Sul, São Cristóvão do Sul, Lages, Fraiburgo, Videira, Caçador, Irani, Ponte Serrada, Concórdia, Xaxim, Chapecó, Criciúma, Tubarão, São Ludgero, Forquilhinha e Nova Veneza. Mais de cem profissionais são mantidos pelo SESI/SC para desenvolver as atividades do programa em todo o estado.

Mais informações podem obtidas na Unidade do SESI mais próxima ou na página do SESI Esporte www.sesiesporte.com.br, por meio do link Atleta do Futuro.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA