Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Arvoredo: uma imersão na cultura regional

Sexta, 14 de janeiro de 2022

 

Vislumbrar o turismo como um fator de desenvolvimento econômico e social no município. Com esse posicionamento a Administração Municipal de Arvoredo, no oeste catarinense, tem investido no fortalecimento desse setor e também incentivado empresários a se dedicarem à atividade turística. O município oferece uma imersão na cultura regional, com belezas naturais, atrativos que prezam pela qualidade de vida e um povo hospitaleiro.

As ações de fomento ao turismo rural no município iniciaram em 2019 como uma alternativa de renda para as famílias de pequenos agricultores. A intenção é gerar novas oportunidades por meio do turismo e, consequentemente, ampliar a oferta de atrativos turísticos, da prestação de serviços e a preservação do meio ambiente, além de fortalecer o comércio e o movimento econômico local. A gestão da rota de turismo rural é realizada pelos próprios empreendedores, assessorados por consultoras do Sebrae/SC e com apoio da Prefeitura de Arvoredo.

De acordo com o prefeito, Neuri Meneguzzi, ao longo dos últimos dois anos a Rota Delícias de Arvoredo se tornou uma importante fonte de renda, de maneira sustentável, para as oito famílias participantes. “No primeiro ano, as propriedades receberam semanalmente grupos de visitantes de toda a região. Com a pandemia foram cumpridos todos os protocolos sanitários e a busca pelo destino continuou, especialmente, por famílias”, relata o gestor.

A Rota Delícias de Arvoredo, segundo o prefeito, é uma alternativa que vem representando o município como um destino turístico de referência em lazer, cultura e gastronomia no oeste catarinense. “Atualmente podemos afirmar que essa atividade econômica está consolidada. As famílias têm melhorado suas estruturas para receber os turistas e estão gerando empregos temporários, resultado da agregação de renda. Além dos visitantes que realizam integralmente a rota de turismo rural, as propriedades recebem clientes diariamente que compram seus produtos (pães, cucas, mudas de ervas medicinais, cuias, vinhos, frutas, mel, entre outros). O café colonial do Sítio Picolli e o almoço típico italiano do Sítio Alto Belli também são oferecidos uma vez por mês e têm ótima procura da população local”, avalia.

Arvoredo tem parceria com o Sebrae/SC para o assessoramento das famílias da Rota Delícias de Arvoredo e demais empresas interessadas. A iniciativa foca na melhoria dos equipamentos de hospedagem e de alimentação, que inclui além da estrutura física e de atendimento, um trabalho de resgate da gastronomia típica e a elaboração de novos pratos e atrativos turísticos. As propriedades também recebem incentivo de horas máquinas para melhorias na infraestrutura e acompanhamento da Secretaria de Agricultura e da Epagri para organização e embelezamento.

A Administração Municipal está construindo uma ciclovia ao longo da rodovia de acesso ao município, que proporcionará melhores condições de acessibilidade e segurança aos turistas e à população local. “A ciclovia ligará a cidade a uma das áreas de lazer, permitindo que as pessoas tenham um local seguro para a prática de atividade física, conheçam outros atrativos turísticos e também movimentem toda a cadeia de valor”, explica o prefeito.

ATRATIVOS DA ROTA DELÍCIAS DE ARVOREDO

Integram a rota oito propriedades rurais com nove atividades econômicas: Camping Primavera (lugar repleto de verde, natureza e beleza encantadora); Casa dos Chás Prof. Noili (ervas, chás e flores decorativas); Recanto das Abelhas (oferece uma variada produção de mel de diferentes tipos de florada); Sítio do Alto Belli (almoço italiano); Casa da Memória Família Pozzer; Sítio Raízes Nardino (diversidade de vinhos, uvas, nozes e cítricos); Casa da Soeli (produção de cuias); Sítio Piccoli (café no bule e uma mesa farta de doces e salgados) e Delícias da Tia Nace (panificados).

Os visitantes interessados podem entrar em contato pelos telefones (49) 9 9979-8721 com Mari, (49) 9 9803-5779 com Noili, (49) 9 9818-2163 com Neusa ou ainda pelo e-mail deliciasdearvoredo@gmail.com ou no facebook.com/deliciasdearvoredo.

CONFIRA OUTROS ATRATIVOS DE ARVOREDO:

- Olímpiada Municipal de Arvoredo (OLIMAR): realizada pela Prefeitura a cada dois anos para confraternização entre as comunidades;

- Feira da Indústria e do Comércio de Arvoredo (FICAR): realizada pela Prefeitura a cada dois anos. É uma atividade em comemoração ao aniversário do município em janeiro;

- Café Colonial: realizado pela Cooper Arvoredo, no mês de julho;

- Suifest – Festa da Carne Suína: realizada pelo Núcleo Municipal de Criadores de Suínos de Arvoredo, no mês de maio;

- Baile do Chopp: realizado pelo Grupo de Jovens e pela Diretoria do Centro Comunitário e da Igreja, no mês de janeiro;

- Baile da CDL: promovido pela CDL Arvoredo, no mês de maio;

- Arraiá da Benta: promoção das escolas E.E.B. Professora Benta Cardoso e E.N.M. Professora Benta Cardoso.

- Festa dos idosos: almoço e matinê organizado pelo Grupo de Idosos da comunidade;

- Festa do(a) Padroeiro(a): festa da igreja católica em comemoração ao padroeiro da comunidade;

- Jantar Dançante: promovido pelos membros da comunidade;

- Cavalgadas: realizadas pelo Grupos de Cavaleiros;

- Festa do Vizinho/Festa da Amizade: comemoração acontece simultaneamente em Seara, Itá, Xavantina, Arvoredo e Paial. É o maior evento comunitário e familiar de Santa Catarina.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA