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Centro Administrativo do Governo do Estado passa por melhorias em infraestrutura

Quarta, 24 de novembro de 2021

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Suspensos no ano passado por conta da pandemia, os trabalhos de melhorias do Centro Administrativo do Governo do Estado foram retomados e algumas mudanças já podem ser percebidas. O local recebeu nova sinalização e ajardinamento. Todos os reparos estão sendo coordenados pela Diretoria do Centro de Serviços Compartilhados da Secretaria de Estado da Administração (SEA).

Entre as principais melhorias está a do Bloco 1, que abriga o gabinete do governador, a Casa Civil, o gabinete da vice-governador, além de quatro secretarias executivas. “A reforma trará a modernização e substituição completa de infraestrutura de climatização, preventivo de incêndio, adequação e melhoria da rede elétrica interna, bem como os ajustes arquitetônicos para readequação às atuais rotinas de trabalho predominantemente digitais, para enfim, regularizar o imóvel junto à prefeitura de Florianópolis e obtenção do habite-se”, explicou Paulo Cesar Jönck, diretor do Centro de Serviços Compartilhados da Administração.

O projeto para reforma do Bloco 1 já foi aprovado pelo Grupo Gestor de Governo e está em fase de licitação para contratar a empresa responsável para executar as obras. Após a conclusão, será a vez do Bloco 2, que hoje abriga a Secretaria da Administração, e por último, o Bloco 3, que abriga o Escritório de Projetos (Eproj) e algumas unidades da Controladoria-Geral do Estado (CGE). Além destes edifícios, o prédio que hoje abriga o restaurante do Centro Administrativo e SC Parcerias (Bloco 4) também passará por melhorias. A contratação dos projetos dos Blocos 2 e 4 está atualmente em fase de licitação.

Outra obra de extrema importância, conforme destaca o diretor, é a do esgotamento sanitário, que atenderá todos os blocos do Centro Administrativo Governador. “O processo para a execução está em fase de licitação e após sua conclusão permitirá a obtenção do Alvará sanitário do centro administrativo”, informou Jönck.

De acordo com o diretor, as reformas são demandas antigas, mas que foram deixadas de lado. “A primeira interpelação do Ministério Público de Santa Catarina sobre essas pendências ocorreu ainda em 2008, e estamos trabalhando para que todas as legislações sejam atendidas, especialmente no que tange a acessibilidade e a mobilidade de servidores e cidadãos que frequentam o espaço”, disse.

Mobiliário

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Foto: Divulgação / Diretoria do Centro de Serviços Compartilhados 

O projeto de reforma também almeja a padronização do mobiliário das secretarias que atuam no Centro Administrativo. “Estamos buscando uma padronização dos móveis, mesas e cadeiras, pensando sempre na ergonomia, modernização, intercambialidade entre órgãos, aproveitamento de espaço e na praticidade para o trabalho dos servidores” explicou.

No último dia 11 de novembro, por meio da gerência de apoio operacional da Casa Civil, foram transferidos em forma de doação, 241 mobiliários da Casa Civil para o Hospital Infantil Joana de Gusmão. Dentre os bens estavam: cadeiras fixas e giratórias, mesas, armários, balcões e sofás. Toda operação contou com a participação do Grupo da Base Aérea de Florianópolis, e com as equipes operacionais da Casa Civil e da Secretaria de Estado da Administração.

“Esses móveis foram destinados pela urgência e necessidade que o hospital apresentava. E serão usados para aprimorar as estruturas dos consultórios ambulatoriais, unidades de internação e setores administrativos da unidade”, afirmou Alessandro de Oliveira dos Santos, gerente de apoio operacional da Casa Civil.

Área externa do Centro também passará por melhorias



De acordo com a gerente de manutenção da Diretoria do Centro de Serviços Compartilhados, Carolina Cabral Medeiros Ramos Porto, na área externa será implantada rede de esgotamento sanitário, calçadas e rampas com acessibilidade, melhorias de sinalização, além da iluminação externa. “Todas essas demandas foram levantadas e foram compatibilizadas, conforme a legislação vigente. É importante ressaltar que estas obras, além de cumprirem os protocolos sanitários e demais legislações, visam o cuidado com o meio ambiente, a segurança e a acessibilidade de quem frequenta o Centro Administrativo”, ressaltou Carolina.

Além disso, foi reconstruído o muro de contenção junto ao estacionamento dos fundos do Centro Administrativo que apresentava problemas estruturais, trazendo riscos de desmoronamento, principalmente por fazer divisa com o Núcleo de Educação Infantil Barreira do Janga. “A obra trouxe segurança aos profissionais da educação e das crianças que utilizam o local”, disse Carolina.

Foram também adquiridas 80 mudas de árvores frutíferas, para serem plantadas nos jardins do complexo. “Desde a aquisição de lixeiras de coleta seletiva, a ampliação de vagas para idosos e deficientes, a manutenção corretiva e preventiva da subestação elétrica, das caixas d´água, cisternas e limpeza das fossas, estão sendo executadas pela Secretaria da Administração e são ações importantíssimas para o bom funcionamento das estruturas do Executivo sediadas no local”, afirmou Tânia Mara Lozeyko, gerente de administração da Diretoria do Centro de Serviços.

Para o diretor Paulo Cesar Jönck, todas as demandas que estão sendo cumpridas vão sanar problemas que se prolongam há anos. “São reformas e aquisições inteligentes. Acreditamos que sanando estes problemas, poderemos reduzir custos de manutenção e reparos, pelos próximos 20, 30 anos”, concluiu o diretor.

Novo Frontlight


Foto: Divulgação / Diretoria do Centro de Serviços Compartilhados 

O Centro Administrativo recebeu também um novo frontlight na última semana. De acordo com a Diretoria do Centro de Serviços Compartilhados, a placa antiga já estava apresentando problemas, necessitando de manutenção. “Com a ação do tempo, a estrutura metálica do frontlight estava comprometida, tendo de ser completamente retirada para restauração. Na instalação, passamos a utilizar refletores com lâmpadas de led, mais econômicos”, afirmou Maurício José Pereira, gerente de zeladoria da Diretoria.

A nova placa, instalada em frente ao teatro, já conta com o novo nome do Centro Administrativo, que passou a se chamar Governador Casildo João Maldaner, em homenagem ao ex-governador que faleceu em maio deste ano, aos 79 anos, vítima de câncer. A lei n° 18.193, de 26 de agosto de 2021, com a mudança de nome, foi sancionada pelo governador Carlos Moisés. A arte foi criada na Secretaria Executiva de Comunicação, pelo servidor Sérgio Caldara.



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