Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Santur pede em Brasília reabertura integral da fronteira em Dionísio Cerqueira

Quarta, 24 de novembro de 2021

Clique para ampliar

A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) encaminhou carta para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o gabinete da Casa Civil, em Brasília, solicitando a abertura integral da divisa entre Brasil e Argentina, mais especificamente no município catarinense de Dionísio Cerqueira (foto). O documento foi enviado do gabinete da Santur pelo presidente Renê Meneses para a gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegários da Anvisa.

O intuito da carta, de acordo com o previsto em reunião entre a Santur e integrantes da Anvisa, na primeira semana de novembro, é o de contextualizar sobre a situação do estado de Santa Catarina em relação ao enfrentamento da pandemia da Covid-19. A boa situação em relação ao número de vacinados e a diminuição dos casos e, principalmente, de mortes por causa da doença estão evidenciados ao longo do texto. Além disso, a importância da entrada terrestre de argentinos para o turismo catarinense também é enfatizada no documento.

A fronteira da Argentina com o Brasil, no Oeste de Santa Catarina, foi reaberta para circulação de moradores das chamadas ‘cidades gêmeas’ no final de outubro. No entanto, as regras diferentes para a entrada e a saída fazem com que turistas brasileiros e argentinos ainda não possam atravessar a fronteira terrestre em Dionísio Cerqueira.

"A nossa intenção é de estar próximos a essas decisões, que são de extrema importância para o nosso setor. Sabemos que essa abertura terá um impacto elevado na chegada dos argentinos e, claro, também na saída de catarinenses para lá. Nós estamos acompanhando de perto isso e, assim que uma definição for tomada pelo Ministério da Saúde, iremos comunicar o nosso setor. Estamos otimistas em um desfecho positivo em breve", disse o presidente da Santur.

Essa é uma decisão bilateral entre os dois países, Brasil e Argentina. A Anvisa irá apresentar a carta para o Ministério da Saúde como uma recomendação de um cenário positivo que Santa Catarina atravessa, enquanto que o gabinete da Casa Civil irá avaliar a solicitação da Santur. A partir daí, com as informações em mãos, caberá ao governo brasileiro o melhor entendimento com os líderes argentinos.

Combate à pandemia e força do turismo estão destacados na carta

Segundo a carta, Santa Catarina obtém os melhores resultados do Brasil no combate à pandemia, mantendo uma tendência de redução das taxas de transmissão e do registo de casos graves e mortes por coronavírus por todo o estado. Na primeira semana de novembro de 2021, o Estado alcançou o índice de 60% da população completamente imunizada. Com mais de 10,3 milhões de doses aplicadas. O avanço da vacinação no estado tem sido o principal responsável pela redução no nível de risco da doença em todas as regiões.

O setor turístico catarinense é responsável por 12% do PIB estadual, tendo movimentado, entre 2018 e 2020, aproximadamente R$ 33 bilhões. Faz parte dele um ecossistema de quase 100 mil empresas vinculadas, segundo registros da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC), que gera milhares de empregos diretos e indiretos.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA