Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Apicultura catarinense é destaque em qualidade

Quarta, 24 de novembro de 2021

 

Jair Carlesso, da linha São Paulinho em Tangará (SC), atua há mais de 20 anos na produção de mel. Ele e a família contam com uma Casa de Processamento de Mel e possuem o credenciamento do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), o que habilita a comercialização para todo o Estado de Santa Catarina. “Oitenta por cento de nossas vendas são comercializadas aqui em nossa propriedade, que tem um ponto turístico que faz parte do Circuito de Caravágio”, conta.

Somente no ano passado, Jair comemorou uma produção de cinco toneladas de mel. Para este ano, as expectativas reduziram em função do frio intenso e das chuvas que resultaram na perda de boa parte da florada. Mas, mesmo que em quantidade reduzida, a família terá um excelente produto para oferecer ao mercado.

A qualidade está entre as prioridades da família que acompanha as inovações para garantir o melhor produto ao consumidor. Pensando nisso, o produtor ingressou no grupo do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com foco para a apicultura em maio de 2021. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC). Segundo Carlesso, a iniciativa representou uma oportunidade para ampliar conhecimentos sobre o manejo das abelhas e implementar melhorias na produção de mel”, afirma.

O Programa ATeG ampliou, neste ano, a atuação no segmento e já contabiliza expressivos resultados em vários estabelecimentos rurais. Atualmente, são atendidos 270 produtores de mel de 51 municípios de Santa Catarina. O objetivo é acompanhar a produção dos apicultores, auxiliar no trabalho de campo e orientar no gerenciamento das atividades e na gestão dos negócios.

A coordenadora do programa no Estado, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, explica que a ação auxilia na organização das propriedades e no aperfeiçoamento técnico da atividade. Para isso, oferece acompanhamento técnico mensal, o que traz mais segurança na tomada de decisões e amplia as oportunidades de investimento e de mercado. Desde 2016, foram atendidos mais de 350 produtores que elevam significativamente a produtividade com a adoção de novas técnicas de manejo e gestão.

O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, salienta que Santa Catarina tem grande potencial de desenvolvimento da apicultura e, por isso, a entidade investe na profissionalização do setor. “Temos o mel que foi classificado seis vezes entre os melhores do mundo, título que muito nos orgulha e motiva a busca de ações para continuar fortalecendo a cadeia produtiva”.

Segundo Pedrozo, atualmente 17 mil famílias com 300 mil colmeias produzem 7,5 mil toneladas de mel por ano. “Além de abastecer o mercado interno, a produção possibilita garantir exportação especialmente para os Estados Unidos e para a Alemanha, o que também coloca Santa Catarina como o maior exportador do Brasil”.

O dirigente reforça que o SENAR/SC vem contribuindo, juntamente com o apoio de outras entidades e órgãos, para a conquista desses números. “Com a ATeG conseguimos qualificar a produção, com acompanhamento direto no campo, melhorar os resultados com assistência técnica e gerencial aos apicultores e fortalecer o setor com investimentos na base”. 

O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Zanluchi, também destaca a contribuição do programa para a melhoria da produtividade. “Os resultados que tivemos até o momento só confirmam o quanto é importante seguirmos investindo na assistência técnica e gerencial aos apicultores do Estado. Temos uma atividade em plena ascensão com um produto que conquistou destaque no mundo todo. Seguimos com o compromisso de continuar fortalecendo o setor e o objetivo é ampliarmos ainda mais o atendimento aos produtores”.

PROGRAMA

A assistência técnica e gerencial nas propriedades possibilita acompanhar os apicultores em todas as etapas de produção, desde atividades de campo até processos gerenciais. Em um período e dois anos, os técnicos fazem visitas mensais aos produtores e controlam de perto a evolução da atividade. O trabalho tem transformado os manejos com orientações sobre controle da nutrição, sanidade, genética, manejo dos espaços, controle populacional e análise de gestão.

Atualmente, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial é realizado em várias regiões com a parceria dos Sindicatos Rurais de São José, Itapiranga, São Lourenço do Oeste, Orleans, Lebon Régis, Tangará, Pinhalzinho e Itaiópolis. Os técnicos de campo, prestadores de serviço que acompanham as atividades são: Peter Hans Pessoa de Mello MullerJonas Wilhelm VeitMardiori Souza, Ricardo Scasso, Lucas Solle, Luiz Celso Stefaniak, Guilherme Henrique Karlinski e Enio Frederico Cesconeto.

O Sul do Estado se destaca com a produção de aproximadamente 400 toneladas de mel por ano. São 30 pequenos, médios e grandes produtores atendidos. Segundo Ricardo Scasso, a safra de 2020 registrou 50% de aumento na produção, uma colheita atípica impulsionada pelo favorecimento climático.

De acordo com Luiz Celso Stefaniak, o vale do Rio do Peixe é uma das mais recentes regiões atendidas pelo projeto. As atividades iniciaram em abril deste ano e contam com a participação de 30 apicultores. As atividades em andamento contemplam padronização de colmeias; conforto térmico das abelhas pelo uso de barreiras do ar frio no alvado, limpeza do ninho, seleção genética, identificação das colmeias por número, produção de rainhas geneticamente selecionadas e produção de exames.

Quem tiver interesse em fazer parte de um grupo da ATeG em Santa Catarina deve entrar em contato com o Sindicato Rural de sua região ou com o SENAR/SC pelo telefone (48) 3331-9700.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA