Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

SES passa gerenciar a Terapia Renal Substitutiva em todo o Estado

Segunda, 22 de novembro de 2021

Clique para ampliar

O Estado de Santa de Catarina passa a contar com uma Política de Atenção ao Cuidado do Doente Renal Crônico. O anúncio foi realizado, neste sábado, 20, durante evento em Balneário Camboriú junto à representantes de Centros de Alta Complexidade em Nefrologia e Associação dos Centros de Alta Complexidade Renal. Desde o início de novembro, o Governo do Estado assumiu a gestão e reestruturação de 28 instituições focadas na Terapia Renal Substitutiva (TRS), como parte de uma proposta de incremento estadual na linha de cuidado da pessoa com doença renal crônica.

A política foi desenvolvida através de um pacto de cooperação técnica entre o poder público, os serviços renais e pacientes, em prol de uma saúde renal de segurança e de qualidade.

Outras duas clínicas (uma de Concórdia e outra de Criciúma) também receberão incremento por produção, mas por meio de convênio. A decisão de trazer a gestão para o Estado foi pactuada no dia 24 de agosto deste ano na CIB, que é a Comissão Intergestores Bipartite. Ao todo, o Estado investirá cerca de R$ 3,9 milhões ao mês nas clinicas, mediante a produção. O valor total é de R$ 46.862.030,42 de incremento.

A regulação de todos os estabelecimentos de Terapia Renal Substitutiva em sete macrorregionais - duas instituições na Foz do Rio Itajaí, três na Grande Florianópolis, três no Grande Oeste, seis no Meio Oeste e Serra Catarinense, sete no Planalto Norte e Nordeste, cinco no Sul e quatro no Vale do Itajaí, são agora, de responsabilidade do Estado.

"Nossos objetivos neste processo são claros e batem na tecla do que o Governo Moisés e esta Secretaria vem falando desde o início deste ano, com os desafios pós-pandemia: ampliar ofertas, implementar recursos tecnológicos adequados para o acompanhamento e suporte de pacientes, realizar diagnósticos precoces e, claro, ampliar e regionalizar o acesso em toda a linha de cuidado", destacou o secretário André Motta Ribeiro.

A TRS, como apontado na deliberação da CIB, corresponde a mais de 5% das despesas do SUS com atenção à saúde de média e alta complexidade. O debate de um reequilíbrio contratual para a Terapia Renal Substitutiva ficou ainda mais em evidência com a pandemia, pelo aumento exponencial dos preços e dificuldades das gestões municipais no fornecimento. Reconhecendo isso, o Estado tomou para si o desafio e projetou incrementos em hemodiálise, fístula, diálise peritoneal, a partir de então; com a proposta de assumir as gestões municipais e reestruturalizar os serviços, além de modernizá-los.

Dentro do processo de atenção ao paciente renal, o governado Carlos Moisés, sancionou no dia 18 deste mês, o Projeto de Lei que equipara os doentes renais crônicos às pessoas com deficiência. A norma vale para casos de deficiência orgânica renal crônica estágio V: pessoas com transplante renal, pacientes com insuficiência renal crônica, lesão renal progressiva e irreversível da função dos rins em sua fase mais avançada. Com a sanção, as pessoas nessas condições passarão a ter os direitos previstos na Lei 17.292/2017, que trata da consolidação da legislação estadual sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Saiba quais estabelecimentos serão gerenciados:
Foz do Rio Itajaí
Associação Renal Vida Itajaí
Fundação Pro Rim de Balneário Camboriú
Grande Florianópolis
Hospital Governador Celso Ramos
São José Clínica de Hemodiálise Ltda
Hospital Universitário
Grande Oeste
Unidade de Terapia Renal de Xanxerê
Clínica Renal do Oeste
Clínica Renal do Extremo Oeste
Meio Oeste e Serra Catarinense
Hospital São Francisco de Concórdia
Centro de Terapia Renal SC de Lages
Clínica Hemodiálise de Videira
Clínica Hemodiálise de Curitibanos
Clínica do Rim e Hipertensão de Lages
Hemoser Clínica de Hemodiálise de Luzerna
Planalto Norte e Nordeste
CTDRJ Unidade Renal Jaraguá Do Sul
Unidade Renal Jaraguá do Sul
Centro de Tratamento de Doenças Renais de Joinville
CTDR Joinville
Fundação Pro Rim Matriz de Joinville
Clinica Rim e Vida de São Bento do Sul
Fundação Pro Rim de São Bento do Sul
Sul
Clinica de Hemodiálise de Tubarão
Clinefro de Criciúma
Nefroclínica Criciúma
Hospital São José de Criciúma
Clínica de Nefrologia de Araranguá
Vale do Itajaí
Associação Renal Vida de Rio do Sul
Associação Renal Vida de Blumenau
Associação Renal Vida de Brusque
Associação Renal Vida Timbó



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA