Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Empreendimentos inovadores do oeste decolam com auxílio do Startup SC

Quinta, 18 de novembro de 2021

Potencializar o crescimento de empreendimentos inovadores na região oeste catarinense. Com esse foco foi realizado o Programa de Capacitação Startup SC, em Chapecó. A iniciativa integra o Projeto Startup SC, do Sebrae/SC, e oferece capacitação e acesso à rede de empreendedores desse ecossistema. Esse ciclo de capacitação encerrou, no último fim de semana, com Workshop de Growth Hacking ministrado pelo mentor Gabriel Guerra Costa, no Pollen Parque Científico e Tecnológico.

Os participantes aprenderam por meio de teoria e prática como identificar as alavancas de crescimento para a empresa. “Propomos uma reflexão sobre cada negócio, com um cenário específico, para que eles pudessem fazer imediatamente um teste do que compreenderam”, comentou o mentor. Segundo ele, quando as empresas entram em um momento de tração rápido as “dores/necessidades” são parecidas. “Nos meus últimos dez anos atendi empresas de crescimento bem acelerado, então, quando vejo determinadas situações, casos e análises consigo orientar o melhor caminho. Dificilmente eu trago uma solução direta para todos, mas ensino um método do qual eles farão repetidamente nos próximos anos sempre buscando essas alavancas para crescer”, comentou.

Ao analisar o ecossistema de inovação da região, o mentor destacou duas características interessantes. “Desde a primeira vez que vim para Chapecó em 2019, pelo Startup SC, dois aspectos me chamaram bastante a atenção: negócios bem diferentes do que eu tinha visto em grandes centros tecnológicos como Florianópolis e um bom nível de sofisticação, tecnologia e profundidade dos negócios, ou seja, o que mais diferenciava a região era a natureza do negócio”, recordou. Para o mentor o programa tem o poder e um pouco de responsabilidade de amplificar ideias que estão funcionando, mas para isso é necessário um cenário promissor, tecnologia e empreendedores que saibam identificar oportunidades.

AVALIAÇÃO

O diretor de crescimento da Clínica nas Nuves (Xanxerê), Marcio Locatelli, enfatizou que o Startup SC ajudou em vários aspectos, principalmente, no aprimoramento do atendimento ao cliente, na jornada do usuário no momento da aquisição do serviço e na gestão da equipe. “A participação foi bem importante para nossa empresa. Acreditamos no programa e aconselhamos que outros empreendedores participem nas próximas edições”, avaliou. A startup auxilia clínicas médicas a terem uma melhor gestão e a automatizar processos. Entre os resultados obtidos pelos clientes está a redução de até 50% na falta de pacientes em consultas médicas.

A Clínica nas Nuvens foi adquirida recentemente por uma multinacional por aproximadamente R$ 30 milhões. Locatelli explicou que a transação comercial estava em planejamento há alguns anos. “Podemos dizer que nossas ideias fecharam”, comentou. Atualmente, a startup tem 800 clientes, 17 mil usuários no Brasil e 5 milhões de prontuários inseridos no sistema por mês. A empresa foi fundada em 2015 e conta com 23 funcionários. O crescimento do negócio é de aproximadamente 70% ao ano.

TRAJETÓRIA DE ESCALADA

Durante 15 encontros, as startups selecionadas participaram de workshops e sessões de mentoria nos mais diversos temas, como vendas, marketing, planejamento estratégico, voltados à estruturação e o crescimento dos negócios. Além de todo o conhecimento adquirido o programa ofereceu diversos benefícios e através da FAPESC a possibilidade de captação de recursos.

“Temos muito orgulho em dizer que foi o primeiro evento presencial realizado no Pollen Parque Científico e Tecnológico, com todas as medidas de segurança sanitária. Nesses meses fomos entendendo qual o suporte era necessário para essa missão de apoiar as startups e os empreendimentos inovadores”, recordou o gestor de negócios do Pollen, Rodrigo Savenhago.

Para o gestor, ao avaliar o desenvolvimento de negócios escaláveis, é necessário considerar que a evolução acontece rapidamente. “Notamos que tanto as empresas evoluem em vários indicadores (quantidade de clientes, faturamento e expansão dos seus negócios) quanto os empreendedores/líderes dessas empresas e todo o time que recebe essa capacitação”, analisou Savenhago.

De acordo com a analista de negócios do Sebrae/SC, Marieli Aline Musskopf, a realização de mais uma edição do Startup SC no oeste é um momento de celebração. “A região vem se destacando com o desenvolvimento e o crescimento no número de startups e o programa proporciona por meio das mentorias orientações para o aprimoramento desses empreendimentos inovadores”, comentou.

No Estado foram selecionadas 50 startups. Integraram a turma de Chapecó: Automax (Chapecó), Clínica nas Nuvens (Xanxerê), Clubes Associados Software (Xanxerê), Dr. Snoopy (Pinhalzinho), Iopoint (São Miguel do Oeste), Loy Legal (Chapecó), Memoriam (Chapecó), Nextransport (Chapecó), Prix Tech (Luzerna) e Razonet (Joaçaba).



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA