Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Profissionais de automecânicas aprimoram conhecimentos sobre osciloscópio automotivo

Terça, 09 de novembro de 2021

Vinte e uma empresas integrantes do Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) participam de curso sobre osciloscópio automotivo, que iniciou no último fim de semana (6 e 7), na mecânica Rosa Auto Center. O objetivo é aumentar a eficiência e a produtividade por meio de técnicas e processos automotivos inovadores aplicados ao setor. A capacitação é viabilizada por meio do Programa de Aceleração de Núcleos Empresariais (PAN), uma iniciativa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em parceria com o Sebrae/SC.

O instrutor do curso, mecânico Paulo Tonin, explicou que o osciloscópio é uma ferramenta que facilita o dia a dia dos profissionais para encontrar defeitos nos veículos. “Com esse equipamento, é possível analisar as imagens, por meio de um computador ou tablete. O osciloscópio é como um eletrocardiograma, mostra os sinais elétricos, permitindo ao profissional ver como está o estado do veículo”, relatou, ao acrescentar que a intenção, no curso, é trabalhar o diagnóstico. “O uso do osciloscópio acelera o processo para encontrar falhas e resolver o problema com mais rapidez, sem desmontar peças. Além de reduzir o tempo, diminui o custo e o valor de mão de obra, ficando mais barato para a empresa e também para o cliente”.

O osciloscópio chegou no mercado brasileiro em meados de 2010 e atualmente é um equipamento fundamental, devido a tecnologia embarcada cada vez mais presente na frota de veículos. De acordo com o coordenador do Núcleo, Éderson Terhorst, essa é uma das principais ferramentas que o profissional precisa dominar. “Com ele, fica mais fácil realizar diagnósticos precisos sobre falhas nos sistemas dos veículos, que estão cada vez com mais sensores e circuitos integrados. Com o curso, queremos melhorar o atendimento e a eficiência, aumentar a produtividade, com a redução do tempo de execução do serviço e melhorar a técnica e a eficácia nos serviços prestados”, salientou.

Terhorst enfatizou que a capacitação é necessária tendo em vista que o osciloscópio faz parte do dia a dia dos profissionais reparadores automotivos. “A função desse equipamento é medir os sinais elétricos e eletrônicos de um circuito, exibindo em uma tela gráficos que facilitam a interpretação das informações. Esse treinamento é fundamental para qualificar as empresas que fazem parte do Núcleo das Automecânicos da ACIC”.

A próxima turma da capacitação se encontrará no dia 27 deste mês, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, e no dia 28, das 8h às 12h, na mecânica Auto Giro Transmissões Automáticas.

Esse é o segundo treinamento promovido neste ano pelo Núcleo do Automecânicas da ACIC por meio do PAN. O primeiro foi sobre injeção direta de combustível, em agosto.

SOBREO PAN

O propósito do PAN 2021 é aumentar a competitividade das microempresas (ME), microempreendedores individuais (MEI), empresas de pequeno porte (EPP) e produtores rurais do Sistema Facisc, integrantes dos núcleos setoriais do Programa Empreender, por meio de projetos que contemplem em suas propostas os eixos de produtividade, gestão empresarial e acesso ao mercado.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA