Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Saúde de Mafra entrega primeiro aparelho de laringe eletrônica à paciente do SUS

Terça, 09 de novembro de 2021

• Conquista inédita do aparelho vai permitir ao paciente que havia perdido totalmente sua voz, volte a falar

 

A Secretaria de Saúde de Mafra, por meio da Policlínica Municipal, entregou na última semana uma laringe eletrônica - um aparelho utilizado para favorecer a comunicação dos pacientes que passam por cirurgias e que precisam de reabilitação vocal -, a um paciente laringectomizado total. Paulo Cesar França, de 49 anos, que recebeu o primeiro aparelho, descobriu o câncer em 2020 e teve que passar por cirurgia de remoção total da laringe (laringostomia) ficando totalmente sem voz. Paulo vai passar a receber acompanhamento fonoaudiológico da profissional do SUS, para reabilitação e uso do dispositivo de forma segura e eficaz, além de reabilitação da deglutição (ato de engolir alimentos), a fim de lhe conferir qualidade de vida.

Para o secretário da pasta, Plínio Saldanha, esta é mais uma conquista para a Saúde de Mafra. “A Secretaria da Saúde, por meio da Policlínica Municipal, alcançou um avanço significativo na história do SUS ao receber na semana passada a laringe eletrônica. Agora, poderemos oferecer este aparelho e acompanhamento a pacientes que necessitarem”, disse. Vale destacar que a inserção do aparelho na tabela nacional do SUS foi feita em janeiro deste ano.

 

Câncer de laringe: como saber

A Secretaria de saúde de Mafra explica que o diagnóstico precoce possibilita melhores resultados no tratamento de tumor na laringe. Deve-se buscar a investigação quando há sinais e sintomas de:

- dor de garganta;

- rouquidão;

- alteração na qualidade da voz;

- dificuldade de engolir alimentos e líquidos;

- sensação de caroço na garganta e nódulo no pescoço.

As pessoas podem procurar as ESFs para marcação de consultas ou para pedir orientações quanto a essa doença que se for descoberta e tratada em fase inicial, pode chegar a 90% de chance de cura.

 

Prevenção

De acordo como INCA – Instituto Nacional do Câncer – para prevenir o câncer na laringe, deve-se:

- evitar o consumo de bebidas alcoólicas e manter o peso corporal adequado. Falar muito alto e sem pausas causa os chamados calos vocais;

- Pacientes com câncer de laringe que continuam a fumar e a beber têm probabilidade de cura reduzida e aumento do risco de aparecimento de um segundo tumor na área de cabeça e pescoço;

- Não fumar e evitar o tabagismo passivo. Parar de fumar sempre traz benefícios à saúde;

- Evitar os fatores de risco é muito importante para prevenir o desenvolvimento da doença. 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2022 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA