Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Juventude no comando

Sexta, 05 de novembro de 2021

Clique para ampliar

Presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC)

        

Um fenômeno relativamente novo está ocorrendo no universo cooperativista: a crescente presença do jovem no comando dos negócios urbanos e rurais. Na cidade, os programas de estímulo ao empreendedorismo implementados há mais tempo e a rapidez com que as mudanças e transformações são absorvidas contribuíram para uma abordagem mais precoce, com efeitos mais rápidos.

O movimento também atingiu o rico, intenso e multifacetado universo rural com efeitos extraordinários na absorção de conhecimento e na adoção de novas tecnologias. Atuam como vetor dessa transformação os programas de capacitação e qualificação fomentados pelo Sistema de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), ao lado do Senar e do Sebrae; os novos produtos educacionais criados por instituições de ensino e, fundamentalmente, a postura das cooperativas em oferecer oportunidades de treinamento e de empreendimento. Mais que isso: muitas cooperativas criam programas de engajamento, abrindo seus quadros de direção e assessoramento para jovens e mulheres.

Essas ações encorajaram a volta e a retenção de jovens no campo, os quais, com qualificação e estímulos recebidos, estão transformando as propriedades agrícolas em competitivas empresas rurais. É possível acreditar na perpetuação desse fenômeno porque os estabelecimentos rurais, administrados com racionalidade empresarial, tornaram-se rentáveis e lucrativos. Isso em grande parte porque uma das benéficas consequências da capacitação é a eficiente condução de cadeias produtivas, como as de carnes, grãos, lácteos, tabaco, frutas, flores etc.

O sucesso empresarial no campo assegura qualidade de vida e acesso a todos os benefícios que a vida moderna proporciona às famílias com boa capacidade de consumo.

Ficaram no passado as restrições aos jovens e a resistência em abrir espaço para o protagonismo juvenil – foco das reclamações recorrentes no passado e fator que dificultava a sucessão familiar. Essa mudança de mentalidade, evidentemente, é resultado de décadas de investimento em formação profissional e no fortalecimento do tecido social.

A face positiva dessa transformação fica visível nos programas como Qualidade Total Rural, De Olho na Qualidade, Propriedade Rural Sustentável, Negócio Certo Rural, Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), e muitos outros que resultam da integração de esforços e recursos do Sistema S. São iniciativas de qualificação de alta performance que contemplam teoria e prática e pavimentam aos jovens o acesso à tecnologia.

É profundamente gratificante assistir aos trabalhos e projetos que os jovens apresentam ao final dessas jornadas de qualificação e, depois, acompanhar como esses projetos mudaram a realidade dos seus estabelecimentos rurais. É a consagração de um processo que conjuga trabalho, estudo e ciência e que resulta em produtividade, qualidade e ganhos econômicos. Os resultados não-econômicos são igualmente importantes: a realização de um sonho, a alegria da conquista por genuíno mérito, esforço e dedicação, perseverança e tenacidade.

Para quem conhece o mundo rural e compreende suas especificidades, seu universo cultural, suas imensas complexidades, seu potencial humano e suas possibilidades econômicas, é gratificante testemunhar essa evolução, esse empoderamento dos jovens nessa benfazeja transformação.

O campo tornou-se um setor essencial, moderno, complexo, avançado, capaz de garantir a segurança alimentar da Nação e gerar bilhões de dólares em riquezas exportáveis. Nele há um novo protagonista: o jovem.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA