Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

SENAI promove capacitação para professores do oeste e extremo oeste

Sexta, 29 de outubro de 2021

Durante este ano o SENAI, entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), promoveu capacitações para os docentes dos cursos de Educação Profissional da Regional Oeste e Extremo Oeste. O último treinamento, de Manutenção Mecânica Industrial, acontece nesta semana e encerra na sexta-feira (29).

         O curso, com 40 horas de duração, visa repassar conhecimentos teóricos e práticos, bem como a metodologia SENAI aplicada junto às turmas de cursos de aprendizagem industrial, Formação Inicial e Continuada (FIC) e cursos técnicos. “Essa padronização e alinhamento de práticas mínimas de acordo com a nossa metodologia vem ao encontro do fortalecimento das ações para melhoria de nossos produtos, além da preocupação da regional com o desenvolvimento dos conhecimentos de nossos colaboradores”, explica o coordenador de educação profissional do SENAI da região oeste e extremo oeste, Willi Robert Sobotka.

         Outras capacitações ocorreram em julho: de Soldagem, com 40 horas de aulas, e de Usinagem Convencional, também de 40 horas. Os cursos foram ministrados pelos professores do SENAI Ivan Filipon, da unidade de Chapecó, e Ivam Carlos Lorde, de Xanxerê.

Sobotka reforça o modelo de educação do SENAI que tem foco no fortalecimento do aprendizado por meio de situações desafiadoras, com projetos práticos que engajam os estudantes, contribuindo para a aproximação do mercado de trabalho com situações reais do dia a dia. Também desenvolve competências necessárias ao profissional do século 21, como a criatividade e o trabalho em equipe.

Com esse conceito, durante as capacitações dos docentes, foram repassadas metodologias para desenvolver esse modelo de educação. “Os cursos de formação são importantes porque os professores são munidos de conceitos e práticas para desenvolverem durante o ano letivo de forma que, no térmico do curso, os alunos possam ter as capacidades que estão inerentes ao projeto atendidas e com condições de executar”, frisa Sobotka.

O gerente executivo do SESI, SENAI e IEL na regional Oeste, Jardel Carminatti, salienta que quanto mais preparados os professores estiverem, melhor conseguirão capacitar os trabalhadores e futuros trabalhadores da indústria. “Por consequência, essas pessoas serão mais produtivas e contribuirão mais com o desenvolvimento da região”.

         PROJETO

         A iniciativa de promover as capacitações para os docentes surgiu a partir de um feedback recebido pelo setor de Educação Profissional e pela Coordenação Pedagógica e de Qualidade da Regional Oeste e Extremo Oeste. “Essa ação tomou corpo e será implementada em nível estadual, estendendo-se também para a Educação Básica”, conclui Sobotka.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA