Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Empreendedor do campo participa de programa de formação em Mafra

Sexta, 29 de outubro de 2021

Clique para ampliar

O Empretec versão rural é pioneira em Santa Catarina e surgiu da necessidade do produtor em investir em inovação e tecnologia.

 

O Empretec é reconhecidamente o principal programa de formação de empreendedores do mundo, um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países, e que no Brasil é exclusivo do Sebrae. O treinamento tem foco no desenvolvimento do indivíduo como empreendedor e não no negócio.

A versão urbana já existe há quase três décadas, a novidade agora vem de uma reformulação pensada para quem trabalha com a terra - o Empretec rural e Santa Catarina é precursora neste modelo. “A meta é fazer com que os empreendedores do campo consigam gerir suas propriedades com maior eficiência, trazendo melhores resultados, aumentando a lucratividade e aproveitando de forma eficaz os acessos a mercados que existem na região”, explica Celso Orlando Pirmann, gestor de projetos Sebrae/SC.

A edição pioneira do Empretec Rural está acontecendo na cidade de Mafra, com o objetivo de despertar nos agricultores uma iniciativa própria de empreendedorismo. Esta primeira turma é formada basicamente por produtores de leite, suíno, ave e soja. O secretário de Agricultura do município, além do diretor da pasta e técnicos também integram o grupo.

Ao concluir a formação, que dura seis dias, os Empretecos apresentam mudanças significativas de atuação. “No caso do homem do campo, essa transformação pode ser observada principalmente na forma como ele passa a olhar para seu espaço ou negócio. O empreendedor rural começa a analisar de maneira bastante consciente seus futuros investimentos, criando a perspectiva de resultados. Definitivamente o Empretec Rural veio para inovar a maneira de fazer a gestão da propriedade e do agronegócio”, enfatiza Jaime A. Dias Júnior, gerente Regional do Sebrae/SC.

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cidadania de Mafra, João Lázaro Lelis Ferreira, que também já participou de um treinamento do Empretec, explica que a realidade rural da região é muito heterogênea, há situações distintas, grandes e pequenos produtores, os de subsistência ainda não tem proximidade com novas tecnologias. “Hoje, agricultura familiar de Mafra, não tem acesso a capacitação. Então, para esse setor participar da metodologia do Empretec que visa desenvolver atitudes empreendedoras é de muita importância, ” finaliza.

O treinamento em Mafra estende-se até o próximo sábado, 30 de outubro, e outras versões do Empretec Rural já estão previstas.

 

10 características empreendedoras abordadas no Empretec:

·       Busca de oportunidade e iniciativa;

·       Persistência;

·       Correr riscos calculados;

·       Exigência de qualidade e eficiência;

·       Comprometimento;

·       Busca de informações;

·       Estabelecimento de metas;

·       Planejamento e monitoramento sistemáticos;

·       Persuasão e rede de contatos;

·       Independência e autoconfiança.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA