Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

“A soma de todos os sabores” encerra 2021 com sucesso em quatro Estados

Quarta, 27 de outubro de 2021

 

O projeto "A soma de todos os sabores: as histórias, as receitas e os aromas", desenvolvido pela Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB) — entidade mantida pela Aurora Coop — promoveu neste ano diversas ações para difundir a iniciativa e promover o conhecimento sobre o patrimônio histórico-cultural da alimentação. As atividades, realizadas no período de julho a outubro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, contemplaram 34 oficinas em 18 municípios de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, atingindo mais de 600 pessoas.

A programação incluiu palestras e exposições que contaram a história da alimentação, além de promover diálogo sobre a preservação de saberes e fazeres tradicionais, valorizando as memórias afetivas. As atividades foram organizadas por Elisa Manfrin, responsável pelo Centro de Memória Aury Luiz Bodanese, juntamente com a diretora administrativa da FALB Sonara Ramos. Em encontros interativos foi possível contar a história de 20 famílias brasileiras que aceitaram o desafio de participar do projeto “A soma de todos os sabores”. A iniciativa resultou em uma cartilha e um documentário que revelam os segredos da culinária típica, passada de geração para geração.

Entre os participantes estão famílias de representantes das 11 cooperativas filiadas da Aurora, apoiadores do projeto e comunidades, de quatro estados brasileiros (Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul). Segundo Sonara, as palestras e exposições foram um sucesso. “Estamos felizes com os resultados. As histórias que envolvem cada receita atraíram a atenção e geraram interação entre os participantes que buscaram conhecer mais sobre cada relato e se interessaram pela arte de preparar pratos que alimentaram gerações e agradam o paladar de muita gente”.

Elisa também ressalta que fez parte da atividade, além do documentário, uma palestra informativa com fatos históricos e interessantes sobre a história da alimentação, trazendo dados que ligam o alimento à história evolutiva do ser humano, considerando mudanças políticas, econômicas e culturais.

O projeto foi lançado no ano passado e todo o material está à disposição no site falb.org.br. São parceiros a Cooperativa Central Aurora Alimentos, Tetrapak, Adisseo e Doremus.

SAIBA ONDE FORAM REALIZADAS AS ATIVIDADES DE 2021

Nas palestras direcionadas à comunidade, as ações ocorreram em APAEs dos municípios de Coronel Freitas (SC), Iraceminha (SC), Cunha Porã (SC), Vargem Bonita (SC), Chapecó (SC), Mandaguari (PR) e Navegantes (SC). Também foram realizadas atividades nas instituições educacionais: E.E.B. São Cristóvão, de Capinzal (SC); CEVEC, de Mandaguari (PR); EJA, de Pinhalzinho (SC); Comunidade Kolping, de São Gabriel do Oeste (MS); e para os professores da rede municipal de Tigrinhos (SC). Além disso, participaram das ações o Grupo de Mulheres do Distrito de Marechal Bormann, de Chapecó (SC).

As atividades internas ocorreram para as unidades de São Miguel do Oeste (SC), Sarandi (RS), Guatambu (SC), Chapecó (SC), Incubatório Chapecó, Mandaguari (PR), Avicooper Guatambu, Pinhalzinho (SC), Xaxim (SC), Matriz, Itajaí (SC), Quilombo (SC) e Abelardo Luz (SC), além de uma turma especial on-line para as nutricionistas da Aurora Coop.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA