Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

SOCIEDADE LITERÁRIA SÂO BENTO COMPLETA 140 ANOS COMO PATRIMÔNIO CULTURAL

Sábado, 16 de outubro de 2021

Clique para ampliar

 

         No período imperial de 1881, apenas nove anos após a fundação do município de São Bento do Sul, nascia no dia 15 de outubro a primeira sociedade literária de Santa Catarina. Exatos 140 anos depois, a Sociedade Literária São Bento é considerada uma das únicas ativas na América Latina. Instalada no centro da cidade, em prédio histórico, a entidade permanece promovendo o desenvolvimento literário, artístico e cultural.

         Fundada pelos imigrantes alemães, que formaram o acervo inicial com os livros que trouxeram em sua bagagem, a Sociedade Literária se atualizou com a aquisição permanente de títulos contemporâneos. “É uma instituição que se manteve ativa ao longo de décadas e se desenvolveu alinhada ao espírito empreendedor dos fundadores e das futuras gerações. É um patrimônio cultural que permanece vivo e em sinergia com a cidade”, destaca o presidente Walter Wolff.

         Nas dezenas de estantes de madeira, em sua sede preservada e aberta à visitação, estão mais de 45 mil títulos. Muitos deles estão na língua alemã. Mas encontra-se também um acervo amplo e atualizado de obras clássicas a best-sellers, passando por históricos e infanto-juvenis. “Procuramos atender leitores de todos os estilos e idades, oferecendo títulos para leitura e pesquisa acadêmica”, informa o gerente Hélcio Liebl.

         A Sociedade Literária São Bento é a segunda entidade mais antiga do município. Fundada com o nome de “Lese-Verein”, que em alemão significa Clube da Leitura, a entidade surgiu para promover a cultura na cidade recentemente surgida com a vinda dos imigrantes. Seu primeiro presidente foi Armando Jürgensen. A entidade é de utilidade pública municipal e estadual desde 1986.

         Embora a história completa da Sociedade Literária seja ainda desconhecida, principalmente pelo fato de grande parte de seu acervo e documentos terem sido confiscados durante a II Guerra Mundial, acredita-se que a primeira sede estava situada no bairro de Serra Alta.

         Foi exatamente nesse período, em 1940, que, buscando se proteger e provavelmente atender às exigências da Campanha de Nacionalização de Ensino, que obrigou a mudança de nome de instituições culturais com nomes estrangeiros, a entidade mudou sua denominação para Sociedade Literária São Bento.

         Após ter ocupado diferentes imóveis como sede, ao longo das décadas, a instituição fez sua mudança para o atual endereço, no centro da cidade, em 1941. Construído na década de 1920, o casarão foi adquirido do então proprietário Augusto Klopmeier. O prédio é tombado como patrimônio histórico de São Bento do Sul e de Santa Catarina.

         Além das salas com as estantes repletas de livros, a Sociedade Literária possui ambiente para leitura e pesquisa. Em 2017 a estrutura foi ampliada com a inauguração do Auditório Eduardo Zeithammer, destinado à realização de eventos literários e culturais. No mesmo período, houve uma revitalização completa dos ambientes. Já em 2018, com a intenção de valorizar e incentivar a produção literária, foi realizado o concurso de contos e poesias. A promoção teve a expressiva participação de 89 trabalhos, idealizados por são-bentenses a partir de 15 anos de idade.

 

ASSOCIAÇÃO

 

        Clique para ampliar
Para ter acesso ao acervo da Sociedade Literária São Bento, através do empréstimo de livros, é preciso se associar à entidade. Para isso, basta apresentar documento pessoal e comprovante de residência, além de pagar uma mensalidade de R$ 10,00.

         O atendimento é em sua sede, na Avenida Argolo, 138, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Novidades podem ser acompanhadas pelas redes sociais Sociedade Literária São Bento no Facebook e @sociedadeliterariasbs no Instagram.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA