Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Quase 9 mil internos do sistema prisional e socioeducativo fazem provas do Encceja

Quarta, 13 de outubro de 2021

Clique para ampliar

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa aplica nos próximos dias 13 e 14 de outubro as provas do Encceja PPL - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade. Ao todo, são 8.929 inscritos, sendo 8.632 do sistema prisional e outros 297 adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa.

Para o Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), Leandro Lima, a oferta de ensino e de vagas de trabalho são fundamentais para a reabilitação social. “Temos que ter em mente que esse interno vai retornar à sociedade e queremos devolver ele melhor do que quando entrou no sistema. Com ensino e capacitação, o egresso tem mais condições de retomar seu convívio social e não reincidir no crime”, assinalou.

Na quarta-feira (13), serão realizadas as provas do Ensino Fundamental que contemplam as disciplinas de Ciências Naturais (Prova I), Matemática (Prova II), Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação (Prova III) e História e Geografia (Prova IV). Na quinta-feira (14), será a vez dos candidatos do Ensino Médio testarem seus conhecimentos em Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (Prova I), Matemática e suas Tecnologias (Prova II); Linguagem Códigos e suas Tecnologias e Redação (Prova III) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (prova IV).

Responsável pela Gerência de Desenvolvimento Educacional (Geduc) da SAP, a policial penal Josiane Melo enfatizou que o número expressivo de inscritos reflete na prática o engajamento da SAP nos propósitos da ressocialização. “O acesso ao Encceja demonstra um propósito comum de ressocialização nos sistemas prisional e socioeducativo, pois oferece às pessoas privadas de liberdade a possibilidade de elevação de escolaridade”, disse.

O participante é considerado habilitado para receber a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio se atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento, além de 5 pontos na redação. Além disso, ele pode receber também a Declaração Parcial de Proficiência, avaliando-se os exames para cada uma das provas.

A participação no Encceja PPL é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. Por meio do exame, os participantes têm a oportunidade de conseguir a certificação tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA