Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Economia comportamental aplicada ao dia a dia

Segunda, 11 de outubro de 2021

Tomada de decisões, tanto nos negócios como nas finanças pessoais, é alvo de estudo do doutor, consultor e professor José Balian

Clique para ampliar

A economia comportamental estuda os efeitos dos fatores neuropsicológicos nas decisões de indivíduos e de instituições no segmento econômico. Esta linha de atuação é alvo de estudo do consultor, professor universitário e doutor em Ciências Sociais, José Balian.

Conhecida também como neuroeconomia, as dinâmicas mentais nos processos de escolhas das pessoas permitem que tenham uma percepção de erros e acertos quando o assunto é finanças, tanto pessoal como nos negócios. Para aproximar a realidade de quem quer conhecer mais sobre o tema, o professor Balian lança, pela editora Taygeta, a obra Economia para os negócios e finanças pessoais.

Um dos pontos mais examinados pelo autor é como este comportamento se aplica no dia a dia. Ou seja, como o conhecimento pode ser usado para equilibrar o caixa, viver melhor e ainda ter dinheiro para investir. Segundo Balian, grande parte das decisões relacionadas ao orçamento pessoal está ligada ao lado racional do cérebro e que, frequentemente, o ser humano considera as relações entre as coisas, ele mesmo e os outros, ou seja, o próprio contexto.

Esta parece ser a forma como o cérebro humano está programado para pensar. Será importante desmontar alguns preconceitos em relação à tomada de decisões com base em critérios puramente racionais e repensar profundamente sobre o que faz mover as pessoas que nos rodeiam. (Economia para os negócios e finanças pessoais, p. 311)

Balian dividiu a obra em quatro partes. Na primeira apresenta conceitos básicos de economia para compreender, interpretar e analisar a realidade econômica. Na segunda, dedica-se a compreender a atuação do governo e a forma com que se pode contribuir para o debate atual e importância de se posicionar.

Já na terceira, une a experiência acadêmica e de mercado com um panorama sobre macroeconomia; gestão de preços; teorias econômicas; etc. E, por último, traz tudo o que aprendeu com a vasta experiência em consultoria e ensina o leitor a organizar suas finanças pessoas com base na economia comportamental.

Ficha técnica:
Livro: 
Economia para negócios e finanças pessoas
Autor: José Eduardo Amato Balian
Editora: Taygeta
ISBN: 978-65-88901-02-01
Formato: 16x23 cm
Páginas: 379
Preço: R$ 80,00
Link de vendahttps://bit.ly/livroprofbalian

Sobre o autor: José Eduardo Amato Balian, ou professor Balian, é escritor e consultor, doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP, mestre e pós-graduado em Administração pela Universidade Paulista – UNIP. Sócio-diretor da LBS&C Consulting em que atua em diversos projetos como reestruturação empresarial, sucessão familiar, estudos de viabilidade financeira, custos e preços, fusões e aquisições, além de palestras e treinamentos in company.

 

Site:
www.lbscconsulting.com.br

Redes Sociais:

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/jose-eduardo-amato-balian
Instagramhttps://www.instagram.com/professorbalian/

 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA