Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Seja uma família acolhedora

Quarta, 06 de outubro de 2021

Clique para ampliar

Um dos serviços da Secretaria de Assistência Social de São Bento do Sul é o Acolhimento Familiar. Nele, crianças e adolescentes que, por medida de proteção, precisam ser afastados de suas famílias de origem até que seja possível o retorno ou na sua impossibilidade, são encaminhados para a adoção.

Na ocasião, o Serviço de Acolhimento Familiar organiza o acolhimento de crianças e adolescentes em residências de famílias cadastradas para que possam cuidar por período determinado até que elas possam ser adotadas.

Em São Bento do Sul este serviço existe desde 2002, tendo atendido 259 crianças e adolescentes desde então, salientando que cada família acolhe 1 criança por vez ou 1 grupo de irmãos. O período de acolhimento varia de dias a meses, podendo chegar até, no máximo, 1 ano e meio.

Atualmente estão sendo acolhidas 14 crianças e adolescentes, mas a demanda neste pós-pandemia está aumentando e o município está precisando de famílias acolhedoras”, explicou o secretário de Assistência Social, Gilmar Pollum.



Como é possível se cadastrar e quais os requisitos?

Para se cadastrar os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Acolhimento Familiar, através do telefone 3633-7041, para agendar um horário e fazer o cadastro inicial.

Neste cadastro são coletados dados dos interessados, além de verificar o perfil da família. No caso se é possível acolher grupo de irmãos ou não, qual a faixa etária preferível, entre outras.

Posteriormente, passa pela avaliação da equipe técnica, estudo psicossocial e se favorável realiza-se uma capacitação para habilitar-se ao acolhimento.



Principais requisitos

As famílias acolhedoras são voluntárias e os requisitos, segundo a Lei Municipal, são:

  • Residir em São Bento do Sul;

  • Ser maior de 21 anos, sem restrição quanto ao sexo e estado civil;

  • Declaração de não ter interesse em adoção, nem estar inscrito no Cadastro Nacional de Adoção;

  • Disponibilidade de tempo e interesse em oferecer amor às crianças e adolescentes.

É importante frisar também que o município oferece todo o apoio em relação às questões de saúde e educação, auxiliando financeiramente para os demais gastos dos acolhidos.

A Equipe Técnica do Serviço, composta por 1 Psicóloga, 1 Assistente Social e 1 Pedagoga Social, é responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança e/ou adolescente acolhido, além de atender às suas respectivas famílias de origem.

Esta equipe trabalha em escala de sobreaviso, estando disponível por 24 horas caso as famílias necessitem, através do celular do plantão. O serviço também conta com 1 coordenadora e 1 motorista exclusivo.



Carta da Equipe do Serviço de Acolhimento Familiar

A equipe do Serviço de Acolhimento Familiar está percebendo que a dificuldade em encontrarmos mais famílias acolhedoras se dá em virtude do pensamento de “e se eu me apegar?!”. O Serviço de Acolhimento existe, justamente, para que estas crianças experienciam a convivência familiar e todo o amor e afeto (incluindo regras e limites) que tal convivência pressupõe. São crianças que muitas vezes não estabeleceram um vínculo afetivo positivo como as figuras de referência que deveriam cuidá-las e protegê-las: seus pais.

Logo, o “apego” faz parte do processo de acolher, assim como a vinculação afetiva, e mesmo sabendo que esta criança ou adolescente vai partir esta experiência proporcionará um impacto positivo imensurável no desenvolvimento deste indivíduo.

Por isso, para as famílias que lerem este texto e pensarem “e se eu me apegar?!”, pedimos para que reflitam além: “quanto amor, cuidado e proteção posso oferecer a esta criança e/ou adolescente?”.

Acolher é amar sem posse. Eles chegam, porém eles vão embora…mas a experiência e os ensinamentos que as Famílias Acolhedoras podem proporcionar, terá um impacto não somente na vida destas crianças e na sua formação como indivíduos, mas na sociedade como um todo.

 

Texto da Carta: Equipe Serviço de Acolhimento Familiar

 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA