Campo Alegre - Durante quatro dias, professores e demais profissionais da educação debateram propostas para o Plano Municipal de Educação de Campo Alegre. A programação começou no dia 18 e estendeu-se até a última quinta-feira. Na abertura, o Mestre João Ângelo, professor da Universidade do Contestado, abordou a importância de se compor coletivamente o plano, pois se trata de um planejamento de longo prazo que necessita da participação da comunidade a fim de refletir a realidade local.
O segundo dia de atividades contou com a participação do professor especialista James Karson Valério que tratou da ênfase nas etapas da educação. No mesmo dia, houve a apresentação do diagnóstico do município, pela comissão do Plano Municipal. Depois disso, os participantes foram divididos em Grupos de Trabalho, que abordaram a educação infantil, ensino fundamental, médio, educação especial, ensino superior, de jovens e adultos, educação a distância e tecnologias educacionais, educação tecnológica e formação profissional, formação de professores e valorização do magistério, além de financiamento e gestão.
A secretária municipal de Educação, Ângela Hübner, classificou como positiva a participação dos educadores. “Houve aprofundamento nos debates e as propostas apresentadas refletem bem as necessidades locais”, observou a secretária. Sugestões de melhorias no sistema de ensino, questões de infraestrutura, políticas de valorização dos profissionais do magistério estão entre as propostas apresentadas.
No dia 3 de outubro acontecerá um Fórum para apresentação do documento final do Plano Municipal de Educação à comunidade.