Pedro Alberto Skiba (Reticências)
Diretor do Jornal Evolução
Conselheiro da Ordem dos Jornalistas do Brasil
Patrono da Associação Catarinense de Colunistas Sociais (ACCS)
Membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi)
Vice-presidente do Conselho Deliberativo da Federação Brasileira de Colunistas Sociais (Febracos)
Diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/SC)
Consul do Poetas del Mundo
Veja também Sociedade, clique aqui.
Por mais que queiramos mudar as coisas, ter esperanças, pregar a renovação, apostar nos jovens, descartar as velhas raposas, às vezes ficamos sem argumentos. Já há os que dizem que preferem os velhos por já conhecerem suas manhas, seu modus operandi. E aí? Como ficam nossas esperanças? São Bento apostou e ofereceu todas as oportunidades para que um jovem promissor encarnasse a renovação, quebrasse paradigmas e até fosse anunciado como o novo "messias" na política. Até as velhas gerações de caciques políticos renderam-se às esperanças e passaram a acreditar que na política também era necessário mudar, apostar no novo, deixar para os mais jovens. Pobres são-bentenses. Que desilusão. Que triste. Lamentável. Sim! Escrevo também com uma ponta de decepção e frustração de saber que muitas vezes tenha escrito para quem não lê, falado para quem não ouve e mostrado para quem não enxerga. Refiro-me ao vice-prefeito Flávio Schuhmacher, que além de não saber se ainda o é, também está tão sem rumo que não sabe se fica no partido que o acolheu ou se migra para o novo, que ainda não nasceu e ninguém nem sabe como vai ficar. Pior! De esperança, o novo passou a ser mau exemplo. Um espelho trincado. Como justificar para os jovens que queremos que sejam a esperança deste País, que o vice recebe sem trabalhar? Uma pessoa que na vida privada é privilegiado, bem sucedido, que nem sequer precisaria do salário de vice-prefeito, embora seja legal. Mas seria, como dizem os jovens, bem mais legal, ver a pessoa trabalhando, se dedicando, fazendo jus ao depósito em conta no final do mês. Quantos jovens que levantam de madrugada, amassam geada, enfrentam dificuldade de transporte, para no final do mês receberem minguado Salário Mínimo? "Se as palavras convencem, os exemplos arrastam". Então como subir em um palanque durante uma campanha eleitoral e pregar moralidade púbica, defesa dos direitos da população, melhor qualidade de vida para todos? As multidões têm uma só lei: o exemplo dos que governam.
*************************************************
Salvação da lavoura e dos "cabides"
A greve dos professores surtiu efeito. O governo descobriu que a roda é redonda. Sobre a merenda escolar, o governador Colombo chegou à conclusão de que a terceirização se tornou muito cara. A ideia de Colombo é dar papel de destaque às 36 secretarias para regionalizar a produção da merenda. Se Colombo colocou novamente o ovo em pé, pode ser a salvação da lavoura. Com tanta gente nas regionais, é só comprar enxadas e mandar a turma plantar. Afinal, está justificada a regionalização e o pessoal pode usar os cabides para pendurar os macacões. Mãos à obra!
*************************************************
Acabou o mistério
O doador do terreno para construção da UPA em São Bento do Sul - se ninguém atrapalhar - já foi identificado. É o empresário Nelson Habowski, mais conhecido por Neco e que é um dos proprietários da Ecoflex. O outro terreno foi oferecido no bairro Lençol (os moradores não querem a UPA como vizinha) e é do empresário Alcides Rudnick. Agora só nos resta torcer para que a coisa aconteça e a cabeça das pessoas amadureça.
*************************************************
Tá ruim, mas tá bom
Até parece aquela música sertaneja. Afinal, o governo tem ou não dinheiro? Deputado estadual Darci de Matos, paranaense que fez carreira política em Joinville, tirou onda, em seu twitter: "Na audiência com Raimundo Colombo conseguimos a liberação de um milhão e duzentos mil para o JEC. Estiveram presentes os diretores do Joinville". E nós pedindo ajuda de pires na mão para o único hospital da cidade. Acorda, Flávio!!! Quem não tem padrinho morre mesmo pagão. Pior! Aqui ninguém paga. UPA!
*************************************************
Engana-me que eu gosto
No saite do governo do Estado, em notícia de que o mesmo adiantou o pagamento da primeira parcela do 13º, foi publicado depoimento de uma policial militar, Aldaléa Norma de Souza, que declarou: "Antecipei a reforma da minha casa para o meio do ano, e, com certeza, sem essa primeira parcela teria que esperar ainda mais tempo para poder fazê-la". Sinceramente, ou ela ganha muito ou a casa é de boneca. Se uma policial conseguir reformar a casa com a metade de 13º, com todo o respeito, deveria ser ministra da Fazenda. Dilma: olho nela!
*************************************************
Divulgação - Câmara de Vereadores
Na tarde de 21, foi julgada a única proposta apresentada por agência de publicidade para divulgação da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul. A Impulso Comunicação foi a única agência a participar da licitação. Na simulação da proposta, a agência ignorou a TV a Cabo, a Rádio Liberdade FM e o saites Cézarmiranda.Com e do Evolução. Somente os jornais Evolução, "A Gazeta" , "Folha do Norte" e as rádios FM-89 e São Bento AM, além de outdoors que deverão ser contemplados com mídia do Legislativo são-bentense. Após a leitura desta nota no meu blog, Evaldo Cemin, assessor de Imprensa da Câmara, mandou o seguinte e-mail: "Boa tarde Sr. Pedro. Apenas corrigindo sua nota do blog. O projeto apresentado pela agência Impulso era apenas um demonstrativo de como a empresa fará os comerciais, porém todos os meios de comunicação do município serão contemplados com as verbas da Câmara". Então tá. Com o tamanho da verba vai ser uma fartura - "vai fartá pra todo mundo".
************************************************
Coisas da economia
Logo que cheguei em São Bento do Sul, pelos idos de 82, participei de um curso da ADESG, no qual um dos palestrantes foi o saudoso e querido amigo Luiz Gomes (Lula). Ele anunciava que cada brasileiro que nascia já estava endividado e devendo para os Estados Unidos. Agora as coisas se inverteram. Cada americano já nasce devendo para nós, brasileiros. O Brasil é o segundo maior credor do tesouro dos Estados Unidos. Pior, também diziam que o Lula iria dar o calote nos credores brasileiros. Agora é o governo de Obama que, de chapéu na mão, ameaça dar o calote. E eu continuo sem (com S mesmo) Dólares. Enquanto isso os que reclamam do câmbio lotam os aeroportos em passeios pela terra do Tio Sam e outras partes do mundo. Aqueles são-bentenses que você está há dias sem ver, podes crer, estão passeando. Isto que a coisa está ruim. Já estão até reclamando do aperto do aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais.
*************************************************
Pedradas do Pedroca
- Ex-namorado é que nem vestido: você vê em foto antiga e não acredita que teve coragem de um dia sair com aquilo!
- Eu sempre quis ter corpo de atleta. Graças ao Ronaldo isso já é possível.
- Troque seu coração por um fígado, assim você se apaixona menos e bebe mais.
- Se as pessoas foram feitas para ser amadas e as coisas, para ser usadas, por que então nós amamos tanto as coisas e usamos tanto as pessoas? Bote uma coisa na cabeça: as melhores coisas da vida não são coisas. Há coisas que o dinheiro não compra: paz, saúde, alegria e outras cositas más.
- Nossos deputados estão jurados. Silvio Dreveck (PP) votou a favor do governo no episódio da greve. Querem por ele de joelhos no milho. Já a população quer por Antonio Aguiar (PMDB) numa cela da UPA por 30 dias a pão e água. Mentiu.
- No Rio de Janeiro o risco é bala perdida. Em São Bento do Sul, motorista mal educado. A culpa: das lombadas e câmeras que não deveriam permanecer nas ruas. Isto me lembra um amigo que, bebaço, bateu num poste de madrugada e saiu questionando: "Isso é hora de poste ficar na rua!!!!".