Curso foi realizado na quarta-feira
São Bento - Profissionais e familiares que cuidam de idosos, de pessoas com dificuldade de locomoção ou acamados tiveram a oportunidade de participar do curso de cuidadores domiciliares, oferecido pelo Hospital e Maternidade Sagrada Família nesta quarta-feira. O conteúdo foi ministrado com base nas necessidades e nas dúvidas apresentadas pelos acompanhantes dos pacientes. Ciente da importância que essas pessoas têm na recuperação e no dia a dia daqueles que precisam de cuidados especiais é que o curso foi criado.
Pela manhã, foram repassadas orientações sobre urgência e emergência no domicílio, o cuidado com o ser humano fragilizado, a importância da dieta e de movimentar o corpo. Na parte da tarde, foi a vez das aulas práticas sobre o banho, cuidados iniciais em situação de emergência, com a higiene, com as sondas e com a mudança de posição de quem está deitado.
OPORTUNIDADE
"Foi uma ótima oportunidade de aprendizagem. Gostei bastante da forma como o conteúdo foi transmitido pela equipe. Todos os temas abordados foram muito importantes. Ao cuidar de uma pessoa idosa ou acamada é preciso ter muito carinho, dedicação e paciência", avalia Joanita Leithold, que fez o curso para ter mais segurança quando tiver que cuidar de familiares.
Gilmara Aparecida Cachoeira Heiden, que já vivenciou diferentes experiências no que diz respeito a cuidados domiciliares, também ressaltou a importância do curso. "Aprendemos que tão importante quanto a atenção que o paciente deve receber é cuidarmos da nossa própria saúde. Aperfeiçoei meu conhecimento principalmente sobre cuidados com a alimentação e movimentação do acamado", destaca.