Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Vigilância Sanitária monitora aumento de casos de virose

Quarta, 15 de setembro de 2021

Clique para ampliar

A Secretaria de Saúde de São Bento do Sul, através da Vigilância Sanitária, monitora um possível aumento nos casos de pacientes com virose no município. Os números atuais estão dentro do que é considerado normal se comparado à população de 86 mil habitantes. No entanto, em outras cidades de Santa Catarina notou-se um aumento de casos. Em julho ocorreram 8 surtos registrados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) e no mês passado foram 40, sendo que 60% deles concentrados na região Sul do Estado.

Como forma de prevenção, as fiscais da Vigilância Sanitária de São Bento do Sul, Luciana Machado e Daniela Dreveck, já estiveram em contato com a Secretaria de Educação, repassando as orientações de como proceder nas escolas.

Também será elaborado documento de comunicação interna para todas as escolas do município, orientando para ser realizada a higienização dos espaços e os cuidados dos pais em procurar profissional médico para atendimento caso notem algum problema com seus filhos. Inclusive, em caso de sintomas, as crianças não devem ir às escolas até melhorar.

Conforme nota técnica da Dive nº 0015/2021, os surtos podem ser ocasionados por diversos patógenos, como: Rotavírus e Norovírus; a bactéria Escherichia coli (enteropatogênica); Salmonella e Shigella; e os parasitas Cryptosporidium, Cyclospora e Giárdia.

Em geral, eles podem ser transmitidos devido ao preparo e acondicionamento incorreto de alimentos; ao consumo de bebidas (água, sucos, gelo) de procedência duvidosa ou que não seguiram as recomendações sanitárias; e a ausência de cuidados com a higiene pessoal (como a lavagem das mãos), que facilitam a transmissão de patógenos causadores da diarreia.

A principal manifestação da doença é o aumento no número diarreias, podendo ser acompanhadas de náusea, vômito, febre e dor abdominal. Em alguns casos, há presença de muco e sangue nas fezes.

O aumento pode estar relacionado a diversos fatores como: retorno das atividades escolares presenciais, qualidade da água devido à seca prolongada, descuido com as medidas sanitárias principalmente no que diz respeito à higiene pessoal, entre outros.

Por conta disso, a recomendação estadual é que as Vigilâncias Epidemiológicas fiquem atentas em suas cidades, orientando a população e realizando atendimentos quando necessários. E, em caso de surto, além da notificação ao Estado devem ser feitas uma investigação da origem e coleta de amostras para exames.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA