Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Massa de ar polar traz neve a 23 municípios, geada e temperaturas negativas para SC

Sexta, 30 de julho de 2021

Clique para ampliar

Voltou a nevar em Santa Catarina. Moradores e turistas puderam conferir a queda dos flocos de neve e a paisagem coberta de branco em 23 municípios catarinenses. O fenômeno climático foi registrado no final da tarde e noite da quarta-feira, 28, e madrugada desta quinta-feira, 29. A intensa onda de frio, provocada por uma massa de ar polar, trouxe, além da neve, geada e temperaturas negativas. Ao todo, 61 municípios registraram temperaturas abaixo de 0°C.

Em Bom Jardim da Serra os termômetros marcaram -8,6°C, a menor temperatura registrada no Brasil neste ano. O recorde anterior era de -8,2°C registrado em 20 de julho, em Urupema, conforme medição do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram).  


São Joaquim, registro da neve / Foto: Mycchel Legnaghi/Prefeitura de São Joaquim

O meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins informou que a temperatura vai continuar baixa nesta quinta e sexta-feira. “Na próxima madrugada teremos novamente a formação de geada nas áreas mais altas do Planalto Sul. Quando temos um dia ensolarado e sem umidade, o que se forma é a geada. A condição de frio intenso vai perder força no final de semana, quando deve voltar a chover”, disse.

O diretor de Gestão de Desastres da Defesa Civil de Santa Catarina, Daniel Dutra, salientou que os órgãos estaduais estão sob aviso para prestar, caso necessário, apoio aos municípios, e pontuou algumas recomendações que podem ser seguidas para evitar situações de risco. “É preciso reforçar a atenção com a população mais vulnerável, como idosos, crianças e moradores de ruas. Os animais de estimação também precisam de cuidados especiais; assim, é recomendado que sejam abrigados durante a noite”, explicou.

Ele reforçou que é importante manter-se aquecido, mas evitar técnicas que possam colocar as pessoas em risco, como acender churrasqueiras ou latas com combustíveis dentro de casa. “Este procedimento pode provocar incêndios, queimaduras, ou causar a morte devido à inalação de monóxido de carbono.”

Mapa de localização dos municípios com registro de neve em SC entre os dias 28 e 29/07/2021. (Elaborado por: Maikon Alves – Técnico em Meteorologia).

Mapa das temperaturas mínimas registradas ao amanhecer do dia 29/07/2021, em Santa Catarina. (Elaborado por: Maikon Alves – Técnico em Meteorologia).

Cuidados

Órgãos do Governo do Estado mantêm as orientações de prevenção a turistas e moradores. Veja outras recomendações:

- Somente se desloque para as regiões mais frias com a garantia de hospedagem;

- Nas rodovias, fique atento ao risco de gelo na pista;

- No interior das casas, não utilize  churrasqueiras ou latas com fogo, que podem provocar incêndios ou intoxicação por monóxido de carbono;

- Busque orientação técnica para proteger a produção agrícola e pecuária;

- Mantenha-se bem hidratado, agasalhado e não descuide da higienização das mãos e ambientes.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA