Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Programa 'Penso, Logo Destino' faz coleta itinerante em 12 municípios da Grande Florianópolis

Quinta, 22 de julho de 2021

Clique para ampliar

A segunda etapa do programa 'Penso, Logo Destino' aconteceu nesta quarta-feira, 21, com a realização da coleta itinerante de lâmpadas, pilhas, baterias e eletroeletrônicos em 12 cidades da Grande Florianópolis. Os itens recolhidos compõem o sistema de Logística Reversa e receberão a destinação correta com o objetivo de evitar a geração de resíduos descartados no ambiente, e assim contribuir com a preservação dos recursos naturais.

A ação conta com a parceria dos municípios que já aderiram ao programa e que possuem mais de 20 mil habitantes, além de entidades gestoras. Desta forma, o roteiro incluiu as cidades de Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos, Nova Trento, Rancho Queimado, São Bonifácio e São Pedro de Alcântara. Para otimizar o trabalho o programa também incluiu na coleta itinerante os municípios de Santo Amaro da Imperatriz, São João Batista e Tijucas, que possuem entre 20 e 50 mil habitantes.

“A ação de hoje significa uma importante consolidação da Logística Reversa em Santa Catarina, pois a integração dos órgãos do governo, entidades gestoras e municípios é fundamental para o funcionamento da economia circular. Hoje, tivemos um exemplo disso, milhares de quilos de resíduos foram coletados, e terão seu processamento ambientalmente adequado garantido, e isso também contribuirá com a geração de oportunidades para a sociedade”, explicou o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva.


O programa foi lançado pelo Governo do Estado por meio do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) com a finalidade de conscientizar a população sobre o descarte correto dos resíduos sólidos. Desta forma, a atividade integra a participação das administrações municipais, comerciantes e população em geral, que participam da coleta do material. 
“A ação de hoje foi exitosa, pois contamos com o apoio da população para a destinação adequada dos resíduos e o despertar da consciência para um futuro mais sustentável. Atualmente, estamos trabalhando com os municípios da Grande Florianópolis, mas nossa expectativa é ampliar para mais de 50 municípios até o final de 2022”, reforçou o presidente do IMA, Daniel Vinícius Netto.

Vale destacar que o estado de Santa Catarina é o primeiro do país a aderir à iniciativa, que tem o objetivo de utilizar a educação ambiental para conscientizar e promover a mudança de comportamento com relação ao gerenciamento adequado dos resíduos sólidos. 
A próxima edição do recolhimento itinerante do programa 'Penso, Logo Destino' na região da Grande Florianópolis está prevista para o dia 15 de dezembro de 2021.


 
Sobre o programa

O programa 'Penso, Logo Destino' tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa. Para isso, atua como o mediador entre os comerciantes, administração municipal e população, para o descarte adequado dos resíduos, e as entidades gestoras, que realizam a coleta do material recolhido.

Idealizado pela Coordenadoria Regional do IMA em Florianópolis, o programa será executado em três etapas: Logística Reversa, Estruturas para a implantação da Coleta Seletiva e Resíduos Orgânicos. A intenção é que, após o desenvolvimento das três fases do projeto, Santa Catarina seja o estado brasileiro que mais recicla e reutiliza e que menos produz resíduo.

Logística Reversa


A primeira fase do projeto consiste na implantação de ações voltadas aos consumidores, para a devolução dos produtos e embalagens após a utilização. Os produtos que devem ser devolvidos aos comerciantes são lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos e seus componentes, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e de agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias. Já os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes têm, nesta etapa, a responsabilidade de estruturar e implementar sistemas de logística reversa para que o material recolhido tenha a destinação adequada e mais ecologicamente correta.


Para isso, o IMA firmou parcerias com entidades gestoras responsáveis pelo recolhimento e destinação de produtos como lâmpadas, eletroeletrônicos, pneus, embalagens de agrotóxicos e óleos, pilhas e baterias, que instalarão pontos de coleta nos municípios que aderirem ao programa, além de promover, com as instituições parceiras, campanhas de conscientização e arrecadação dos materiais. Por meio do recolhimento, os materiais recebem a destinação correta, e muitos, inclusive, são transformados em novos produtos, ou utilizados para outros fins, como é o caso do pneu, que pode ser usado na construção civil e até na siderurgia.

O 'Penso, Logo Destino' tem como parceiros a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, a Secretaria de Estado da Educação, a Secretaria de Saúde e as prefeituras, entre outras entidades. O programa visa à conscientização, a mudança de comportamento e a construção do sentimento de pertencimento para a disposição correta dos resíduos e, consequentemente, para a preservação dos recursos naturais.

 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA