Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Museu Histórico de Santa Catarina recebe exposição em homenagem a Anita Garibaldi

Quinta, 22 de julho de 2021

Clique para ampliar

A exposição Anita Garibaldi 200 anos: Vida, Coragem e Paixão, no Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, será aberta nesta quinta-feira, 22. A mostra é uma homenagem à heroína de dois mundos em seu bicentenário de nascimento, comemorado em 30 de agosto de 2021.

A exposição está dividida em dois ambientes: a parte interna conta com obras de arte que retratam Anita Garibaldi e a parte externa (jardim) terá painéis com textos e imagens que contam passagens importantes da vida da protagonista.

A data escolhida para a abertura, 22 de julho, representa a tomada de Laguna pelos Farrapos, ocorrida neste dia em 1839. Uma semana depois, em 29 de julho, foi proclamada a República Catarinense.

O conteúdo da exposição foi elaborado durante vários meses por uma equipe que reuniu técnicos de diferentes setores da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Visitação

A visitação à mostra ocorrerá mediante agendamento, com grupos pequenos e seguindo os protocolos de segurança para evitar contágios pela Covid-19. Os interessados deverão entrar em contato pelo e-mail mhsc@fcc.sc.gov.br e aguardar a resposta confirmando a data e o horário para visitação.

As informações históricas presentes na exposição estarão disponíveis para consulta no site do MHSC, por meio de uma pesquisa expandida. Além disso, o conteúdo dos painéis informativos externos foi gravado e poderá ser ouvido.

Ano de Anita

O Governo do Estado instituiu o Ano Comemorativo do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi por meio de decreto. Desde 2019, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) vem trabalhando na organização de atividades para 2021 junto à Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi. Tal Comissão foi instituída por meio da Portaria FCC nº 39/2019, e tem o objetivo de promover e difundir a história da heroína catarinense.

O grupo é composto por diversos órgãos públicos, como secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas. O calendário internacional das comemorações, onde estão inseridas ações de todos os entes que compõem o grupo, vem sendo organizado pelo Instituto CulturAnita, de Laguna e, na Itália, pelos parceiros Museu e Biblioteca Renzi, Instituto Garibaldi Da Vinci e Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos. 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA