Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Com inscrições abertas, Programa NaSCer transforma ideias inovadoras em negócios

Quarta, 21 de julho de 2021

Clique para ampliar

O empreendedorismo já é marca dos catarinenses. E o Governo do Estado aposta na capacitação de quem é empresário ou quer se tornar um por meio do Programa NaSCer. A cervejinha gelada, entre uma mentoria e outra, foi o que inspirou os sócios Salomão Eineck e Fernando Blômer a criar um clube de assinatura das produções artesanais. A startup ganhou forma após as orientações do programa desenvolvido em parceria entre Fapesc e Sebrae/SC, com sistema de pré-incubação e suporte para transformar uma ideia inovadora em negócio rentável. Para participar da segunda edição, basta uma ideia inovadora. As inscrições estão abertas e só terminam quando alcançarem 360 projetos.

Para se qualificar para o programa, as propostas precisam se caracterizar como ideias de produtos (bens e/ou serviços) ou processos inovadores, com potencial para se transformar em startups que envolvam a conversão de conhecimento tecnológico em novos produtos, processos ou serviços aptos para o mercado. Para conferir, basta acessar www.fapesc.sc.gov.br.

“Sem o NaSCer provavelmente não teríamos aberto uma empresa. A gente fez a brincadeira se tornar um negócio. Foi como se a mentoria fosse uma especialização em empreendedorismo. Ali, vimos que o mercado de cervejas artesanais está em ascensão, mas tem limitações. A gente pesquisou e notou uma variedade muito grande no Estado, mas ainda assim, poucas opções eram disponibilizadas para nós. Foi aí que descobrimos que o processo para cervejas artesanais saírem da própria região é complicado e decidimos mudar isso”, conta Eineck, 

Entre as quase 4,5 mil horas de mentorias oferecidas na primeira edição do projeto, os fundadores da Beer Hub iam até o mercado para comprar cerveja - a dupla não iniciou o programa com a ideia do clube de assinatura. Conforme o tempo passou, Salomão e Fernando perceberam que as opções de bebidas eram limitadas. Assim, surgiu a ideia de reunir cervejas artesanais de todo o estado em uma startup e enviar aos assinantes uma seleção delas regularmente.

Satisfeito com o impacto do primeiro NaSCer, o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, reitera que o programa garante ferramentas necessárias para que um empreendedor e um negócio nasçam a partir dali. “Nós damos apoio metodológico, mentoria coletiva, mentoria individual, palestras, oficinas, workshops. Tudo isso para qualificar suas ideias, transformá-las em um plano de negócio. Estão, assim, mais aptos para oportunidades de mercado e de fomento. Aproveitem a oportunidade e participem!”, convida.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Luciano Buligon, a parceria entre Fapesc e Sebrae/SC é mais um exemplo de incentivo ao desenvolvimento do Estado. “Quando detectamos habilidades específicas em uma pessoa, incentivamos que ela se desenvolva, prospere e cresça. Desta mesma forma, o Estado usa de programas e ações para impulsionar, por meio da inovação, a busca de soluções e novos negócios que gerem riqueza, desenvolvimento, capacitação e consequentemente, emprego. O Nascer é uma destas ferramentas excepcionais no incentivo a negócios inovadores e a abertura de empresas”.

A startup Beer Hub teve acesso a três incentivos do Governo do Estado



A proposta do Beer Hub foi a vencedora da primeira edição do programa NaSCer. Logo após, se qualificou para fazer parte do Inovatur, programa de fomento para ideias inovadores no setor de turismo. A história da cidade catarinense onde a cerveja foi produzida, assim como a história dos produtores, acompanha os rótulos da assinatura da bebida. O programa Inovatur é desenvolvido em cooperação entre a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc) e a empresa Gestalt Open Innovation

Desde então, a startup é sediada no Orion Parque Tecnológico, do Governo de Santa Catarina, onde tem à disposição mentorias e novos contatos. Ao todo, pode usufruir de três incentivos estaduais. Relativamente nova no mercado, a empresa já possui clientes a nível nacional. “O Inovatur veio para dar essa base financeira como empreendimento turístico. A gente acredita na cultura Catarinense e quer que ela vá mais longe. Também é importante ressaltar que o Orion Parque faz toda diferença. Hoje temos uma casa, que é mais do que uma casa. Dá suporte no dia a dia, e quando ocorrem as dúvidas temos acesso a mentorias. Essa troca faz a gente aprender e receber os conselhos que são necessários para crescer”, ressalta Salomão.

O lançamento da segunda edição do Inovatur foi nesta terça, 20. Nesta edição, serão contempladas 15 empresas com R$ 60 mil cada, além do suporte completo para inserção no mercado. 

Como se inscrever

Para participar, a proposta deverá ser submetida na Plataforma de CTI da Fapesc, sendo obrigatória a disponibilização de um pitch via Youtube: um vídeo de três a cinco minutos, mostrando uma visão geral de uma ideia, produto, serviço, pessoa, ou negócio projetado para atrair rapidamente a atenção e convencer os ouvintes a se interessar no objeto apresentado. 

São cinco meses em um processo de pré-incubação, como suporte técnico, mercadológico e institucional. Serão aprovadas até 360 ideias, distribuídas entre 30 cidades-polo, 15 destas vinculadas aos Centros de Inovação. As turmas terão no mínimo oito e no máximo 12 proponentes. Cada proposta poderá contar com uma equipe de até cinco componentes. Os encontros, como oficinas, cursos e palestras, serão feitos de modo híbrido (online e presencial). 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA