Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Rede de inovação do setor público, InovaGovSC é lançada para melhorar serviço prestado aos catarinen

Sexta, 16 de julho de 2021

Clique para ampliar

Um evento virtual com a participação de autoridades dos poderes e órgãos públicos selou o lançamento da InovaGovSC, a rede de inovação do setor público catarinense na tarde desta quinta-feira, 15. Governo do Estado, Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Assembleia Legislativa (Alesc), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público Estadual (MPSC) assinaram um acordo de cooperação técnica e se uniram por meio de uma rede colaborativa para gerar novas ideias, trocar experiências e promover ações transformadoras na gestão pública. O objetivo é melhorar o serviço prestado aos cidadãos catarinenses. O lançamento foi transmitido ao vivo pelo canal InovaGovSC no YouTube

Para o governador Carlos Moisés, não é somente os órgãos públicos que ganham com o lançamento da InovaGovSC, o cidadãotambém, com a entrega de serviços mais eficientes e com a economicidade que a inovação traz. O chefe do Executivo enfatizou que a nova rede colaborativa combina com o DNA inovador do Estado. "A gente percebe que Santa Catarina tem sido destaque na inovação aberta para o Brasil e para o mundo e o governo precisa acompanhar. Isso faz com que a gente perceba que não estamos caminhando sozinhos. Nós temos uma necessidade muito grande e precisamos avançar no sentido de inovar", completou. 

O presidente do TCE, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, relatou o trabalho feito para inserir a inovação como estratégia no órgão de controle e a necessidade do setor público considerar a inovação aberta em suas ações, devidamente alicerçado em um arcabouço jurídico já existente. "Considero um dia histórico para Santa Catarina e o setor público catarinense porque os representantes dos poderes e órgãos autônomos se unem para trazer impacto à vida da sociedade e dos cidadãos catarinenses. A rede InovaGovSC é um espaço importante para discutir desafios compartilhados pelo setor público, pois muitas vezes a solução do problema depende de um simples diálogo ou de uma visão abrangente e sistêmica", definiu Ferreira Júnior.

O procurador-geral de Justiça do MPSC, Fernando da Silva Comin, definiu o lançamento da InovaGovSC como um pacto para ressaltar que o setor público precisa aproveitar a oportunidade de formar um verdadeiro ecossistema de inovação e alcançar uma melhoria contínua dos processos, uma aproximação facilitada com a sociedade e resultados concretos e sintonizados com quem está na ponta, o cidadão catarinense. "O que o cidadão espera de nós, nada mais é que um serviço de qualidade que faça sentido na vida de todos catarinenses", afirmou Comin, ao citar o painel de acompanhamento da Covid-19 como um exemplo de atuação conjunta, que foi importante no gerenciamento da pandemia.

O presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina, Ricardo José Roesler, destacou que a inovação é uma das diretrizes administrativas do Judiciário e que o aprimoramento das relações institucionais foi inserido no mapa estratégico aprovado pela instituição. "O alcance desse objetivo ganha impulso quando encontra um ambiente integrado de inovação que transcende o trabalho isolado do Poder Judiciário. A implementação da rede InovaGovSC nos permite essa atuação conjunta, na qual podem ser aproveitadas as diferentes experiências de gestão e de inovação", ressaltou Roesler

O chefe de gabinete da presidência da Alesc, André Bernardi, que representou o presidente da Alesc e deputado estadual Mauro de Nadal (MDB), classificou o lançamento da rede colaborativa como um marco inicial de uma gestão pública inovadora, de melhores resultados e mais próxima ds catarinenses. "Cada uma das instituições tem um ofício diverso na nossa sociedade, mas em que pese terem missões distintas, é o trabalho cooperado que permitirá agregar valor ao resultado final de cada ideia", resumiu.

Após a participação institucional das autoridades, o lançamento da rede InovaGovSC foi encerrado com palestra do diretor executivo da WeGov, André Tamura, sobre o tema Inovação do Serviço Público. Natural de São Paulo, Tamura se disse orgulhoso em participar do lançamento do InovaGovSC, uma iniciativa no Estado em que escolheu viver há 13 anos. 

"Hoje, a gente vive uma realidade que há 10 anos atrás era impossível. Há cinco anos, entrávamos em uma instituição pública e não podíamos falar em inovação, mas hoje estamos todos reunidos, em diversas instituições públicas, em torno dessa pauta. A ideia de tornarmos tudo isso possível com a inovação, em um ambiente colaborativo, participativo, em que entendemos a necessidade das pessoas, é fundamental", completou Tamura.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA