Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Prefeitura disponibiliza aplicativo para agendamento de consultas

Segunda, 14 de junho de 2021

Clique para ampliar

Os moradores de São Bento do Sul já podem baixar gratuitamente o aplicativo e-Cidadão Saúde, por meio do qual poderão, a partir do dia 21 de junho, agendar consultas médicas, acompanhar as requisições de exames, histórico de vacinas e outras informações pelo celular.

Conforme a secretária de Saúde, Carmen Binotto, após um teste piloto realizado em três unidades de saúde, a partir do dia 21 de junho, todos os postos passam a contar com o atendimento através da ferramenta. “A utilização do aplicativo, desenvolvido pela empresa Olostech, é totalmente gratuita e funciona em celulares Android e iOS”, disse.

O paciente poderá baixar o aplicativo diretamente da loja do seu dispositivo e, para ativá-lo, será necessário ir a qualquer posto de saúde. Este procedimento presencial é necessário para que possam ser conferidos os dados do paciente e fazer a autenticação do dispositivo. Lembrando que a ida ao posto para ativação é necessária somente uma vez. Por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), todas as informações ficam arquivadas de forma segura.

Depois de autenticado no posto de saúde, o paciente pode fazer os agendamentos para consultas, lembrando que não há como escolher a unidade para o atendimento. Cada paciente pode agendar consulta apenas no posto responsável pelo bairro onde mora e está cadastrado. O paciente então faz a solicitação de agendamento e uma equipe do posto vai verificar a disponibilidade de horário para a data solicitada.

Na sequência, uma mensagem será enviada pelo aplicativo confirmando o horário, ou caso não tenha disponibilidade, a mensagem vai informar ser necessário escolher uma nova data. Ainda pelo aplicativo, após a confirmação do agendamento, o paciente será lembrado por meio de mensagens que deverá ir à unidade para a consulta marcada. Serão enviadas mensagens com três dias de antecedência e no dia anterior à consulta. Pelo aplicativo, mais de uma pessoa da família pode ser cadastrada.

A pessoa poderá cancelar ou transferir a data da consulta dentro do prazo agendado e os agendamentos são válidos somente para consultas de clínica básica. Especialidades, não. Porém, mesmo que não marque para especialista, o sistema vai avisar quando a pessoa terá a consulta que será agendada pela própria Secretaria de Saúde.

Outra vantagem do aplicativo é que a pessoa pode receber informações sobre campanhas, como por exemplo, da vacinação, quando abrem novos grupos para imunização e também sobre o esquema vacinal do paciente, quando este está atrasado.

Outro ponto importante é que a Secretaria de Saúde vai conseguir acompanhar o histórico dos pacientes, pois o aplicativo fornece estatísticas sobre os agendamentos feitos pelos pacientes e se ele deixou de comparecer a alguma consulta.

Mesmo com o aplicativo, os pacientes podem continuar buscando atendimento normalmente nas unidades. O objetivo é proporcionar uma opção a mais para quem precisa de atendimento médico na rede municipal.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA