Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Release 20ª Sessão Ordinária

Terça, 11 de maio de 2021

 

A vereadora Carla Odete Hofmann protocolou uma Moção de Apelo ao presidente do Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados e ao Senado Federal solicitando a tramitação e aprovação do Projeto de Lei nº 2564/2020, o qual altera a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, para instituir o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira.

Segundo o Projeto de Lei 2564, o piso salarial nacional para os Enfermeiros será de R$ 7.315,00 mensais, com base em jornada de trabalho de 30 horas semanais. Para jornadas de trabalho superiores a essas 30 horas semanais, o piso salarial nacional terá a correspondência proporcional. Já os Técnicos de Enfermagem, segundo o projeto, devem receber 70% do piso, e as parteiras, 50%.

Indicações

Os vereadores também apresentaram cinco indicações. A primeira, de autoria da vereadora Zuleica Voltolini solicita o patrolamento e ensaibramento na Rua Waldemar Theilachker, no Bairro 25 de Julho. Zuleica também solicita o alinhamento de pórticos situados na Rua Cond’eu, nas proximidades do nº 100, no Bairro Alpino.

As demais indicações são de autoria do vereador Paulo Zwiefka, solicitando o patrolamento e ensaibramento na Rua Geraldo Vicente, no Bairro Rio Vermelho Estação, na Rua Alberto Torres, no Bairro Rio Vermelho, e a desobstrução na tubulação da Rua Carlos Muhlmann, em frente ao nº 1445, no Bairro Rio Vermelho Povoado.

Palavra Livre

Vereadores destacam reuniões com representantes da Sindusmóbil e Feistok

Durante a palavra livre, alguns vereadores falaram das reuniões ocorridas nos últimos dias

A vereadora Zuleica Voltolini destacou, em seu pronunciamento durante a palavra livre da sessão desta segunda-feira, 10, da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, que os vereadores devem trabalhar na política, deixando a politicagem de lado, trabalhando pela população, deixando o passado para trás e fazendo o melhor para o município. Ela também falou sobre a visita que os vereadores fizeram à usina de processamento de resíduos, a qual deve servir de exemplo para o país, mas lamentou que boa parte do lixo que será processado deveria ser destinado a reciclagem. “A população precisa separar o lixo”, frisou Zuleica. Ela também falou sobre a segurança nas escolas, após a tragédia registrada em uma creche no município de Saudade. Segundo ela, a secretaria de Educação já estuda algo para melhorar a segurança das escolas do município.

O vereadro Darlan Guliani falou sobre a polêmica envolvendo os malabares nos semáforos do município, dizendo que foi verificar o que a legislação diz, e segundo ele, o Código de Trânsito Brasileiro prevê a proibição de obstrução de vias e faixas de pedestre. “Não sou contrário a expressão artística em nosso município”, frisou Darlan, que afirmou que a Lei prevê que essas apresentações não podem ser realizadas nos semáforos, pois muitas vezes são utilizados facões ou objetos com fogo, o que pode causar algum acidente. “Temos que cumprir a Lei, mas com educação”, finalizou o vereador.

O vereador Luiz Neri Pereira lamentou que no final de semana o município passou dos 100 mortos pela Covid-19, e apenas no sábado, dia 8, foram 50 pessoas que agendaram a vacinação contra a doença e não compareceram à central de vacinação. O vereador também destaocu as reuniões que os vereadores tiveram com o Sindusmóbil e com os organizadores da Feistok, “pois são esses empresários que geram renda e empregos para os são-bentenses”.

O vereador Angelo Pechinski agradeceu ao secretário da Educação, Josias Terres, por ter efetuado diversas melhorias na Escola Básica Municipal Aracy Hansen. Ele também falou sobre o projeto de Lei aprovado nesta noite que autoriza o município a receber saibro doado pela Usina Rio Vermelho de Energia, saibro esse que será utliizado para a manutenção das ruas, podendo ser doado á empresas e também aos agricultores.

O vereador Adriano Reinhardt fez uma retratação quanto a instalação do aparelho de Raio X no prédio do INSS, Ele havia questionado a Celesc quanto a liberação da central de energia instalada em frente ao prédio, e destacou que esteve conversando com a gerência local da Celesc, quando foi informado que as instalações elétricas feitas no local estão dentro do que prevê a legislação. Adriano destacou o trabalho realizado pelo Samae na usina de processamento de lixo, afirmando que este é um projeto inovador no Brasil.

A vereadora Terezinha Dybas também falou sobre a segurança nas escolas, afirmando que a secretaria de Educação deve discutir com a comunidade para achar uma forma de evitar que tragédias como a ocorrida em Saudades ocorram. Para ela, tem que ser limitado o acesso às escolas somente aos alunos, profissionais da educação, e aos pais dos alunos. Quanto a Usina de Processamento de Lixo do Samae, ela disse estar ansiosa para ver em pleno funcionamento, “pois seremso exemplo para todo o Brasil”. A vereadora também parabenizou a Fundação Cultural e a Diretoria de Turismo pelas apresentações culturais que ocorreram no último sábado em diversos pontos da cidade. Ela informou ainda que essas apresentações irão ocorrer em todos os sábados da família.

E a vereadora Carla Hofmann iniciou seu pronunciamento parabenizando a Rádio Liberdade pelos seus 25 anos de história, afirmando que o rádio é o meio de comunicação que chega a todos com mais facilidade. Carla também parabenizou a Fundação Cultural e a diretoria de Turismo pelo excelente trabalho que vem sendo realizado por essas pastas, mesmo com poucas verbas. A vereadora ainda falou sobre sua Moção de Apelo que deve ir à discussão e votação na próxima sessão, a qual pede que a Câmara Federal e o Senado aprovem um projeto de Lei que está tramitando e que irá criar o piso salarial para enfermeiros, auxiliares de enfermagem e parteiras. Essa mesma moção foi apresentada pelos presidentes das câmaras de Campo Alegre e Rio Negrinho. Finalizando, Carla falou sobre as reuniões realizadas com a diretoria do Sindusmóbil e com os organizadores da Feistok, comemorando que a Câmara vem sendo buscada para o diálogo entre as diversas classes, e para trazer soluções para essas mesmas classes.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA