São Bento -Teve início nesta quinta-feira, 25, o 5o Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Administração de Santa Catarina (Fesasc). O evento prossegue até sábado, 27, e reúne secretários municipais de Administração e administradores municipais de vários municípios catarinenses, com o objetivo de trocar experiências em torno da gestão pública. Em São Bento do Sul o Fesasc conta com organização da Prefeitura Municipal.
Durante a solenidade de abertura, o presidente da Fesasc e secretário de Administração de Florianópolis, Constancio Salles Maciel, ressaltou a importância da troca de experiências entre os gestores públicos. “Temos de aprender o que não deve ser feito e aprender com as ações positivas que deram certo em outros municípios, pois certamente cada um já testou algo diferente”, disse. Maciel destacou ainda as constantes atualizações aos quais os administradores públicos tem de passar. “As prefeituras precisam fazer sempre mais, com menos. Temos de nos reinventar todos os dias, para fazer R$ 1,00 virar R$ 1.000,00”.
Já o secretário de Administração são-bentense, José Canísio Tschöeke, falou da grata satisfação de São Bento do Sul poder sediar um encontro como o promovido pela Fesasc, onde é possível a atualização dos secretários. “A Administração Pública precisa se atualizar constantemente. Temos de mudar práticas, evoluir”, observou.
Para o prefeito Magno Bollmann, também presente ao evento, é de suma importância o aprendizado e a troca de experiências entre as prefeituras, para que o positivo possa ser adotado pelos demais.
Após o cerimonial, os participantes assistiram a conferência de Marcos Augusto Pires Meurer, com o tema “Gestão de resultados no serviço público”. Ainda no primeiro dia do evento, o Promotor de Justiça Alexandre Abreu explanou sobre “Urbanismo: Acessibilidade e Meio Ambiente. Questões a enfrentar”.
Na sexta-feira, dia 26, a Prefeitura de São Bento do Sul fará apresentação “Planejamento Gestão por Resultados” no bloco Troca de Experiências e Melhores Práticas. Logo após os administradores participam de um debate com o tema “Pregão Eletrônico”. No sábado e último dia do Fórum acontece a programação institucional com visita na empresa Condor