Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Nelci Terezinha Seibel

nseibelterra.com.br

Nelci Terezinha Seibel (Volta ao Mundo)

Membro da Academia Joinvilense de Letras e

da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul


Veja mais colunas de Nelci Terezinha Seibel

VOLTA AO MUNDO Nelci Seibel

Quarta, 21 de abril de 2021

Membro da Academia Joinvilense de Letras e

da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul

 

 

Fungetur em apoio ao turismo brasileiro

 

Ministério do Turismo atingiu a marca de R$ 1 bilhão já contratado em apoio ao setor do turismo brasileiro. O resultado é fruto de um esforço permanente da Pasta para garantir que o dinheiro chegue de forma ágil e facilitada a quem mais precisa. Os recursos permitiram desde a capitalização de empresas com suporte ao seu funcionamento até a realização de obras de infraestrutura turística. Dessa forma, o acesso ao crédito por meio do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) por empreendedores do setor garantiu a preservação ou geração de pelo menos 51,3 mil empregos diretos. O Fungetur é uma linha de financiamento com recursos do MTur destinada aos segmentos de micro, pequenas e médias empresas. Para acessar os recursos do Fungetur é necessário estar no Cadastur, que é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no turismo. O cadastro é rápido, gratuito e pode ser feito online. Com a situação regular no Fungetur, basta procurar uma das 29 instituições financeiras credenciadas a operarem recursos do Fundo. A análise para concessão do crédito é realizada exclusivamente pelo agente financeiro credenciado. É uma boa forma de dar continuidade aos empreendimentos e proteger os empregos durante e depois da pandemia. Para saber mais sobre como acessar os recursos, veja o Guia Fungetur. (Fonte: Mtur).

 

 

 

Caverna redescoberta em Minas

 

 

Um grupo de pesquisadores do Centro Universitário Newton Paiva redescobriu no município de Curvelo, região central de Minas Gerais, uma caverna cuja localização era desconhecida há mais de 100 anos. A Lapa de Quatro Bocas, como havia sido batizada pelo cientista Peter Lund na ocasião de sua descoberta, em 1835, havia se perdido devido às inúmeras mudanças de nome que sofrera ao longo do tempo. A cavidade natural, atualmente registrada pelo nome de Gruta do Tatu, se destaca por ter uma extensão acima da média, sendo subdivida em dois níveis. A descoberta se deu por meio da comparação entre os registros do pesquisador dinamarquês Peter Lund (1801 - 1880) e os mapas atuais da região, além dos trabalhos de campo nos quais foram utilizados equipamentos como trenas, bússolas e lanternas.

 

Clique para ampliar

Gruta do Tatu – para quem não sofre de claustrofobia é uma visita e tanto!!

 

Um dos responsáveis pela descoberta é o professor Luciano Emerich Faria, do Centro Universitário Newton Paiva, que já foi sócio-diretor da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE). "O fato de estarmos apresentando a descoberta este ano é especialmente gratificante. Afinal, trata-se da comemoração dos 220 anos do nascimento de Peter Lund. Considerado o pai da paleontologia, ele foi uma figura decisiva para a localização das mais importantes cavernas em Minas Gerais", comemora Luciano. No século XIX, o pesquisador dinamarquês explorou centenas de cavernas em Minas Gerais, e produziu registros que ajudam os espeleologistas até os dias de hoje. Além disso, ele teve uma importante contribuição no ramo da paleontologia, tendo descoberto mais de 12 mil peças fósseis na região de Lagoa Santa. Para conscientizar a população e o poder público da importância de preservar e valorizar esses ecossistemas, 2021 foi escolhido para ser o ano internacional das cavernas. É iniciativa da União Internacional de Espeleologia (UIS), organização sem fins lucrativos sediada na Eslovênia, que promoverá  uma série de ações e debates ao longo do ano em diversas partes do mundo.

 

Cavernas??

 

Trata-se de cavidades subterrâneas formadas principalmente pela ação das águas ao longo do tempo. A preservação das cavernas é importante porque abrigam registros históricos valiosos, tais como fósseis e pinturas rupestres. Além disso, exercem papel fundamental no armazenamento da água e oferecem condições para a manutenção de espécies raras de animais. Minas Gerais é o estado que, segundo dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), concentra 38,5% de todas as 16.034 cavidades naturais do país. As grutas da Lapinha, de Maquiné e Rei do Mato são algumas das mais conhecidas. Essas cavernas exercem ainda um papel importante na economia da região em que estão localizadas, considerando que muitas delas são usadas para atividades turísticas e esportivas. Para os interessados em conhecê-las, as cavernas sugerem um misto de curiosidade, surpresa e suspense. O que o Brasil não tem de lindo, rico e variado em sua natureza? Vale conferir!

 

 

Centro Universitário Newton Paiva

 

Com 47 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais. Conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação. Veja mais em http://www.newtonpaiva.br .

 

 

Matsubara Hotel fechou

 

 
       

O tradicional e exuberante Matsubara Hotel São Paulo, localizado no bairro Paraíso encerrou as atividades no dia 1º de abril, devido os impactos no setor de Turismo e de hotelaria em decorrência da pandemia de covid-19. Perda importante da hotelaria de luxo em São Paulo. A rede Matsubara Hotel conta com outras três unidades, que continuam funcionando, sendo uma em Maceió (Alagoas) e duas em Campos de Jordão, em São Paulo.

 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA