Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Região Metropolitana de Joinville: Amunesc articula parceria com agência francesa para estudo de imp

Quarta, 07 de abril de 2021

Clique para ampliar

Objetivo é analisar a viabilidade e abrangência da reconfiguração da região

 

A Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) entrou em contato com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) buscando a formalização de uma parceria para a elaboração de um estudo sobre os impactos e a viabilidade do projeto de reconfiguração da Região Metropolitana de Joinville. O assunto foi pauta da última assembleia de prefeitos, que manifestaram apoio ao projeto.

 

“Somos completamente favoráveis à atualização do modelo de Região Metropolitana, mas entendemos que esta reconfiguração precisa ser baseada em estudos técnicos que atestem os benefícios e os impactos negativos para cada município. Queremos um projeto que tenha eficácia, que seja positivo para a região, e sabemos que essa discussão vai além da política. Por isso contatamos a AFD”, declarou o presidente da Amunesc e prefeito de Garuva, dr. Rodrigo Adriany David.

 

O contato se deu através da Companhia Águas de Joinville, que já tem parceria com a AFD e discute alternativas para a regionalização do saneamento. Para o presidente da Companhia, Giancarlo Schneider, as pautas são convergentes. “A discussão sobre a regionalização atende a todas as áreas. Vemos no combate à Covid a importância de trabalhar de forma integrada e na gestão do saneamento em busca da universalização e do atendimento ao Novo Marco Regulatório temos a mesma demanda”, afirmou.

 

O diretor-adjunto da AFD no Brasil, Lamine Sow, apresentou a agência e falou sobre a importância da parceria. “Esse estudo pode orientar a todos em como podemos avançar no sentido da concretização deste projeto. É totalmente de interesse da AFD acompanhar as temáticas regionais, porque nós temos o desenvolvimento no nome e no DNA”, concluiu.

 

Legalmente a Região Metropolitana já existe. Ela foi criada em 1998 através da Lei Complementar nº 162, e alterada em 2010 pela Lei Complementar nº 523. A Área de Expansão Metropolitana é formada pelos municípios de Balneário de Barra do Sul, Barra Velha, Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, Canoinhas, Corupá, Garuva, Guaramirim, Ireneópolis, Itaiópolis, Itapoá, Jaraguá do Sul, Mafra, Major Vieira, Massaranduba, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú, Schroeder e Três Barras. Compõem o Núcleo Metropolitano os municípios de Joinville e Araquari.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA