Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

UFSCar-Sorocaba terá bosque em homenagem às vítimas da Covid-19

Terça, 06 de abril de 2021

Toda a comunidade universitária e a população da cidade são convidadas a participar do projeto de plantio de mudas

 

A UFSCar-Sorocaba está lançando o projeto de extensão "Bosque da Memória", uma iniciativa coordenada pela professora Eliana Cardoso-Leite, do Departamento de Ciências Ambientais (DCA-So), que tem como objetivo principal plantar árvores, criando um bosque no campus universitário, para homenagear as vítimas da pandemia de Covid-19.
O projeto se insere no escopo da campanha nacional homônima que incentiva o plantio de árvores e a recuperação de florestas em todo o País, como um gesto simbólico em homenagem às pessoas que morreram em decorrência da contaminação pelo coronavírus e como forma de agradecimento aos profissionais de saúde no Brasil.
A campanha nacional é uma promoção da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), com apoio conjunto da Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA) e do PACTO pela Restauração da Mata Atlântica, e é desenvolvida de forma participativa e colaborativa, aberta às pessoas e instituições interessadas. No âmbito da UFSCar, a proposta conta com a colaboração de docentes, servidores técnico-administrativos, estudantes de graduação e de pós-graduação e com a parceria da ONG Floresta Cultural e de outras organizações a serem confirmadas.
"Anos tão difíceis como 2020 e 2021 não podem ser esquecidos. Assim, o Bosque deverá ser um local de reflexão, contemplação e memória, onde a morte de tantas vítimas da pandemia poderá ser ressignificada com a vida das árvores, que irão crescer e viver por muitos e muitos anos", afirma a coordenadora do projeto.
Além disso, de acordo com a docente, "o plantio de árvores está diretamente relacionado com atividades de ensino e pesquisa na graduação e na pós-graduação, sobretudo nos cursos de Engenharia Florestal e de Biologia, e no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental, o que contribuirá com a formação profissional de muitos estudantes".
No cronograma do projeto para a criação do "Bosque da Memória UFSCar-Sorocaba", estão previstas etapas de divulgação, coleta de informações sobre as vítimas a serem homenageadas, definição da área do bosque, do número de mudas e das espécies que serão plantadas, além do preparo e da realização do plantio. "Os plantios poderão ser realizados em um, dois ou até três momentos, dependendo do número de vítimas homenageadas, da disponibilidade de mudas e do envolvimento tanto da comunidade acadêmica, quanto da população de Sorocaba. A nossa intenção é que o primeiro plantio aconteça imediatamente após o retorno das atividades presenciais na Universidade", sinaliza Eliana Cardoso-Leite.
Para Karina Martins, Diretora da UFSCar-Sorocaba e participante do projeto, "ao longo de mais de um ano de pandemia, temos acompanhado, com muita tristeza, as perdas de familiares e entes queridos da comunidade do Campus. Devido ao distanciamento físico imposto pela pandemia, não pudemos nos despedir e nem consolar com um abraço nossos amigos, sejam discentes, servidores ou colaboradores das empresas terceirizadas. Esse Bosque será uma oportunidade para que possamos, simbolicamente, demonstrar nosso carinho e solidariedade a cada um da comunidade UFSCar-Sorocaba após mais de um ano de distanciamento".
O "Bosque da Memória UFSCar-Sorocaba" é a segunda ação, no município de Sorocaba, inserida na campanha nacional. A outra iniciativa é um plantio de restauração na Floresta Cultural, localizada no Bairro Três Meninos.

Participação
O projeto é aberto à participação de estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos da UFSCar-Sorocaba, além dos colaboradores terceirizados que prestam serviços para a Instituição, da comunidade que reside no entorno do campus universitário e de qualquer pessoa que tenha interesse em prestar homenagem a vítimas da pandemia.
A primeira etapa consiste, justamente, no levantamento dos homenageados. Interessados em fazer indicações devem preencher este formulário online (https://forms.gle/w7GjjKxz7GwKHRV18), com dados pessoais, além do nome da vítima da pandemia de Covid-19 que deverá ser eternizada nas árvores do Bosque. Após o cadastro dos homenageados, será enviada aos participantes a programação das atividades do projeto.


Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA